SETEMBRO VERDE
Número de transplantes de córnea cresce 41,3% em Alagoas
Estado tem 10 estabelecimentos habilitados a realizar transplantesEm Alagoas, o número de transplantes de córnea aumentou de 27 no primeiro semestre de 2023 para 46 no mesmo período de 2024, o que equivale a um aumento de cerca de 41,3%.
O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é responsável pela regulamentação, controle e monitoramento do processo de doação e transplantes realizados no Brasil. Cerca de 88% do financiamento é custeado pelo SUS.
Atualmente, Alagoas conta com 10 estabelecimentos habilitados a realizar transplantes nas modalidades de coração, fígado, rim, córnea e musculoesquelético.
Para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, o Ministério da Saúde inicia neste mês a campanha 'Setembro Verde'.
Entre janeiro e junho deste ano, no total, foram realizados 14.352 transplantes pelo SUS em todo o Brasil, superando os 13.903 registrados no mesmo período do ano passado. 4.580 órgãos, além de 8.260 córneas e 1.512 medulas ósseas foram doados nos primeiros seis meses de 2024.
Facilidade para doar
Em abril deste ano passou a valer uma iniciativa que permite a autorização para doação de órgãos e tecidos por meio de uma plataforma eletrônica.
A manifestação individual ficará registrada nos cartórios nacionais por meio da implementação da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, Tecidos e Partes do Corpo Humano (AEDO).