ELEIÇÕES 2024
Quaest: JHC lidera em Maceió com 74% das intenções de voto
Rafael Brito aparece em segundo lugar com 10%Nesta sexta-feira, 20, o Quaest divulgou a pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Maceió. De acordo com os dados, o atual prefeito, JHC (PL) caminha para uma possível reeleição. O candidato mantém a liderança na disputa com o mesmo percentual da primeira pesquisa, realizada no dia 29 de agosto, totalizando 74% das intenções de voto.
E segundo lugar, aparece Rafael Brito (MDB), com 10% das intenções de voto. O candidato tinha na pesquisa anterior 4% das intenções de voto. Na sequência: Lobão (Solidariedade), com 3%, Lenilda Luna (UP), com 1%, e Nina Tenório (PCO), 0%, estão empatados tecnicamente pela margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Confira o resultado da pesquisa estimulada, quando os nomes e os partidos de todos os candidatos são apresentados aos entrevistados:
JHC (PL): 74% (eram 74%)
Rafael Brito (MDB): 10% (eram 4%)
Lobão (Solidariedade): 3% (eram 4%)
Lenilda Luna (UP): 1% (eram 2%)
Nina Tenório (PCO): 0% (era 1%)
Indecisos: 5% (eram 6%)
Branco/Nulo/Não pretende votar: 7% (eram 9%)
A pesquisa encomendada pela TV Gazeta de Alagoas ouviu 900 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 17 e 19 de setembro em Maceió. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AL-00784/2024.
No cenário espontâneo, onde os eleitores não recebem uma lista de candidatos, JHC também lidera, agora com 52% das intenções de voto, um crescimento significativo em relação aos 37% anteriores. Rafael Brito tem 6%, e Lenilda Luna e Lobão aparecem com 0% e 1%, respectivamente.
Nesse formato, o número de indecisos ainda é alto, 39%, embora tenha caído em relação aos 58% da pesquisa anterior. Votos brancos, nulos ou de eleitores que não pretendem votar somam 2%.
Quando questionados sobre a firmeza de sua escolha, 75% dos eleitores afirmam que sua decisão é definitiva, enquanto 24% dizem que ainda podem mudar de opinião. Apenas 1% não respondeu.
Em relação ao conhecimento dos candidatos, JHC continua sendo o mais conhecido, com 80% dos eleitores afirmando que votariam nele. Lobão, por outro lado, é o mais rejeitado, com 56% dos entrevistados dizendo que não votariam no candidato do Solidariedade.
Rafael Brito é relativamente menos conhecido, com 42% dos eleitores afirmando que ainda não o conhecem, mas ele mostra crescimento no potencial de voto, passando de 19% para 25%. Lenilda Luna e Nina Tenório continuam sendo as candidatas menos conhecidas, com altos percentuais de desconhecimento entre os eleitores.
A pesquisa também buscou identificar o posicionamento político dos entrevistados. A maioria, 43%, se identifica com a direita, enquanto 27% se colocam no centro e 13% à esquerda. Quando questionados sobre seu perfil ideológico, 55% se classificam como conservadores, enquanto 22% se consideram progressistas.
A avaliação da gestão do atual prefeito, JHC, também foi incluída no levantamento. A administração é bem avaliada por 76% dos eleitores, com apenas 3% considerando a gestão negativa e 19% avaliando como regular. O percentual dos que não souberam ou não quiseram responder permanece estável, em 2%.