ELEIÇÕES 2024
Prefeito de Japaratinga pede ajuda a PF após suposta perseguição política
TRE/AL se posicionou sobre o ocorridoNos últimos dias, dois episódios geraram reações negativas na coligação "Vamos Juntos Para Avançar, Unidos Para Continuar" e aumentaram a tensão em Japaratinga. Na semana passada, o vice-prefeito Jailton dos Santos (Jal), do Republicanos, foi abordado por uma guarnição da Polícia Militar enquanto visitava moradores no povoado Boqueirão. A abordagem ocorreu após uma denúncia de suposta compra de votos.
Durante uma visita à Comunidade Paraíso, o secretário de finanças do município, Marcones Jeferson, que acompanhava o prefeito Déo da Usina (MDB), segundo relatos foi abordado por duas equipes da PM, sob a alegação de que transportava dinheiro em espécie para compra de votos. Após a averiguação, não foi constatada nenhuma irregularidade, e o secretário foi liberado.
Segundo relatos, a abordagem a Marcones Jeferson ocorreu após seu veículo ser seguido por um carro vinculado à campanha de Maria Loureiro, candidata de oposição e nora do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Bruno Loureiro, ex-prefeito de Japaratinga e marido de Maria Loureiro, divulgou nas redes sociais um vídeo afirmando ser responsável pela denúncia, que não se confirmou.
O prefeito Déo da Usina e o vice-prefeito Jailson da Silva (Republicanos) compareceram à sede da Polícia Federal, em Maceió, para formalizar uma denúncia sobre atos de intimidação e perseguição. Eles acusaram Bruno Loureiro de estar por trás de denúncias falsas e de intimidação de eleitores. De acordo com a coligação, as ações incluem perseguição de veículos, denúncias ao 190, disseminação de notícias falsas e uso indevido de policiais militares na campanha da candidata Maria Loureiro.
Após a denúncia, a Polícia Federal informou que uma equipe comandada por um delegado estará em Japaratinga a partir desta quarta-feira, 2, para monitorar o processo eleitoral até o dia da eleição.
Posição do TRE/AL
Em razão das notícias veiculadas acerca da participação da Polícia Federal nas eleições municipais de Japaratinga, este Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) informa que, até a tarde de ontem, terça-feira, 1°, não tinha recebido nenhum pedido de apoio em relação à segurança das eleições no município.
O TRE de Alagoas tem acompanhado todos os pedidos de apoio que se referem à segurança nos municípios alagoanos cujos ânimos políticos estejam um pouco mais acirrados. Além disso, o Tribunal tem atuado em integração com todas as forças policiais do Estado, incluindo as Polícias Militar, Civil e Federal, sem que houvesse até o presente momento qualquer informação sobre problemas de segurança pública em Japaratinga.
Por fim, informamos que o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Klever Rêgo Loureiro, em virtude do parentesco com a atual candidata à prefeitura, declarou previamente seu impedimento para atuar no referido município, estando oficialmente afastado de todas as questões ligadas às eleições municipais de Japaratinga.