ELEIÇÕES 2024

Prefeito de Japaratinga pede ajuda a PF após suposta perseguição política

TRE/AL se posicionou sobre o ocorrido
Por Redação 02/10/2024 - 18:25

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Momento que o secretário denuncia perseguição de oposição política
Momento que o secretário denuncia perseguição de oposição política

Nos últimos dias, dois episódios geraram reações negativas na coligação "Vamos Juntos Para Avançar, Unidos Para Continuar" e aumentaram a tensão em Japaratinga. Na semana passada, o vice-prefeito Jailton dos Santos (Jal), do Republicanos, foi abordado por uma guarnição da Polícia Militar enquanto visitava moradores no povoado Boqueirão. A abordagem ocorreu após uma denúncia de suposta compra de votos.

Durante uma visita à Comunidade Paraíso, o secretário de finanças do município, Marcones Jeferson, que acompanhava o prefeito Déo da Usina (MDB), segundo relatos foi abordado por duas equipes da PM, sob a alegação de que transportava dinheiro em espécie para compra de votos. Após a averiguação, não foi constatada nenhuma irregularidade, e o secretário foi liberado.

Segundo relatos, a abordagem a Marcones Jeferson ocorreu após seu veículo ser seguido por um carro vinculado à campanha de Maria Loureiro, candidata de oposição e nora do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Bruno Loureiro, ex-prefeito de Japaratinga e marido de Maria Loureiro, divulgou nas redes sociais um vídeo afirmando ser responsável pela denúncia, que não se confirmou.

O prefeito Déo da Usina e o vice-prefeito Jailson da Silva (Republicanos) compareceram à sede da Polícia Federal, em Maceió, para formalizar uma denúncia sobre atos de intimidação e perseguição. Eles acusaram Bruno Loureiro de estar por trás de denúncias falsas e de intimidação de eleitores. De acordo com a coligação, as ações incluem perseguição de veículos, denúncias ao 190, disseminação de notícias falsas e uso indevido de policiais militares na campanha da candidata Maria Loureiro.

Após a denúncia, a Polícia Federal informou que uma equipe comandada por um delegado estará em Japaratinga a partir desta quarta-feira, 2, para monitorar o processo eleitoral até o dia da eleição.

Posição do TRE/AL

Em razão das notícias veiculadas acerca da participação da Polícia Federal nas eleições municipais de Japaratinga, este Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) informa que, até a tarde de ontem, terça-feira, 1°, não tinha recebido nenhum pedido de apoio em relação à segurança das eleições no município.

O TRE de Alagoas tem acompanhado todos os pedidos de apoio que se referem à segurança nos municípios alagoanos cujos ânimos políticos estejam um pouco mais acirrados. Além disso, o Tribunal tem atuado em integração com todas as forças policiais do Estado, incluindo as Polícias Militar, Civil e Federal, sem que houvesse até o presente momento qualquer informação sobre problemas de segurança pública em Japaratinga.

Por fim, informamos que o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Klever Rêgo Loureiro, em virtude do parentesco com a atual candidata à prefeitura, declarou previamente seu impedimento para atuar no referido município, estando oficialmente afastado de todas as questões ligadas às eleições municipais de Japaratinga.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato