MAIS DE 30 TRANSFERÊNCIAS
Maceioense é alvo da PF por ceder conta para receber depósitos bancários
Alagoano teria emprestado conta bancária para receber dinheiro oriundo de golpesA Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em Maceió, durante a operação "Vergel", para combater fraudes eletrônicas em contas bancárias.
Conforme a PF, a investigação identificou um maceioense que recebeu mais de 30 transferências, totalizando R$ 30 mil, oriundas da Caixa Econômica Federal.
Nos últimos anos, a PF detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento.
Ainda segundo a investigação, este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.
A operação, realizada na quinta-feira, 10, é uma continuação da operação "Não Seja Um Laranja 2", deflagrada em maio de 2023. As investigações revelaram a movimentação de dinheiro entre várias contas, dificultando a identificação dos envolvidos no esquema fraudulento.
Durante a operação, foi descoberta uma ligação entre uma mulher investigada em Serra, no Espírito Santo e o homem em Maceió, onde parte dos valores transferidos para ele eram provenientes de contas de vítimas.
A Polícia Federal, em Alagoas, não deu detalhes do caso, mas ao que se sabe da investigação até o momento, as contas digitais usadas no esquema abrangiam diferentes instituições financeiras.