MEIO AMBIENTE

Moradores de Guaxuma denunciam projeto da prefeitura que suprime área verde

Local vai receber estação de esgoto com aval do MP de Alagoas
Por Tamara Albuquerque 25/10/2024 - 09:21

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Moradores exibem faixas e denunciam descaso do poder público com o bairro
Moradores exibem faixas e denunciam descaso do poder público com o bairro

Moradores dos Loteamentos Gurguri e Guaxuma protestam contra a destruição de sua área verde, promovida em projeto da Prefeitura de Maceió, para construção de uma estação elevatória de esgotos. A comunidade responsabiliza o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, pela supressão da vegetação e cobra um posicionamento do Ministério Público de Alagoas. 

A Associação dos Moradores dos Loteamentos Gurguri e Guaxuma já apresentou um projeto alternativo e distante das moradias, segundo o ambientalista Anivaldo Miranda, morador do bairro, mas não foi levado em consideração.

Guaxuma, uma das áreas urbanas mais bonitas do litoral de Maceió, vai receber uma estação elevatória de esgoto em sua área verde. A mobilização contra a iniciativa está sendo realizada na manhã desta sexta-feira, 25.

Segundo o presidente da Associação dos Moradores dos Loteamentos Gurguri e Guaxuma-AMGG, Vinicius Palmeira, há cinco anos os moradores lutam contra os "desmandos da gestão pública, em ataque constante ao bairro de Guaxuma, principalmente na área do Gurguri".

Na última terça feira, a revolta dos moradores do bairro cresceu quando o Consórcio do Litoral Norte reiniciou as obras na área verde, seguida por uma inesperada visita do promotor Alberto Fonseca, que defende o Meio Ambiente no Ministério Público. Na visita, de acordo com a comunidade, o promotor reforçou o local na área verde, como "ideal" para ter um equipamento de fezes e esgoto, em frente a casa dos moradores. "Saneamento SIM. Estação elevatória de esgoto em Area Verde NÃO", é a súplica dos moradores da área.

A comunidade conquistou com o governo estadual a permanência da área verde de Guaxuma, que seria destruída pela duplicação da AL-101, mas a associação dos moradores denuncia diálogo difícil com o Município. "Jamais encontrou solidariedade e respeito humano ao lugar de viver de centenas de pessoas, mesmo sendo apresentado laudo de engenheiros com alternativa de local para instalação da estação, longe da casa dos moradores".

A comunidade está munida de faixas e cartazes denunciando a ação da prefeitura à sociedade alagoana. A revolta com o projeto é grande e os moradores pedem que o prefeito deixe Guaxuma em paz, como também cobram ao Ministério Público de Alagoas que fique ao lado da sociedade.


Encontrou algum erro? Entre em contato