JUSTIÇA
Lula recebe lista com nome de Marluce Caldas para vaga no STJ
Lista tríplice foi enviada pelo Lewandowski para decisão do presidente sobre novos ministrosO nome da procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra, do Ministério Público de Alagoas, foi entregue pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ao presidente Lula na lista tríplice com os indicados para ocupar a vaga deixada com a aposentadoria da ministra Laurita Vaz no Superior Tribunal de Justa (STJ). O presidente vai escolher entre os indicados que assumirá a função.
O ministro Lewandowski enviou ao presidente as duas listas tríplices definidas pelo STJ para as duas novas vagas no tribunal. Os ministros da Corte fizeram uma votação secreta no último dia 15 e escolheram, ao todo, três homens e três mulheres.
Para a cadeira de Assusete Magalhães, destinada à Justiça Federal, foram votados Carlos Pires Brandão, do TRF-1; Daniele Maranhão Costa, do TRF-1; e Marisa Ferreira dos Santos, do TRF-3.
Já para o gabinete de Laurita Vaz, oriundo do Ministério Público (MP), o STJ escolheu Marluce Caldas, Sammy Barbosa Lopes, do MP do Acre; e Carlos Frederico Santos, do Ministério Público Federal. Dos 103 ministros que já passaram pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 35 anos de história, há apenas nove mulheres, o equivalente a 8,5%.
Marluce Caldas, que é tia do atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), nasceu em Ibateguara (AL) e tem pós-graduação em direito constitucional e processual. Integra o MPAL desde 1986 e, em 2021, foi promovida ao cargo de procuradora de Justiça de Alagoas. Fez sua carreira na área criminal e direitos humanos, tendo participado das discussões que culminaram na promulgação da Lei Seca.
A procuradora de Alagoas e Sammy Lopes tiveram a mesma votação no primeiro escrutínio, mas, em razão da idade, a tia de JHC ficou em primeiro lugar na lista.