BALANÇO
Confira a lista das empresas de Alagoas com mais reclamações em 2024
Liderando a lista das empresas está a Equatorial, concessionária de energia elétrica
O balanço de reclamações registradas em 2024, destacando as empresas mais denunciadas no estado, foi divulgado nesta quinta-feira (2) pelo Instituto de Defesa do Consumidor. Embora tenha havido uma queda no número total de queixas em comparação a 2023, o órgão reforça que a participação ativa dos consumidores continua sendo essencial para a proteção de seus direitos.
No topo da lista das empresas mais reclamadas está a Equatorial, concessionária de energia elétrica, que liderou o ranking com ampla margem em relação a outras grandes corporações.
Os dados mostram uma redução significativa no volume de registros: 17.500 reclamações em 2024 contra 20.500 no ano anterior. Segundo o Instituto, essa diminuição reflete os esforços em campanhas educativas e fiscalizações mais rigorosas.
Apesar dos avanços, a entidade alerta que é crucial manter a vigilância. Denunciar irregularidades permanece como um instrumento indispensável para responsabilizar as empresas e garantir um atendimento de qualidade aos consumidores.
Top 10 empresas mais reclamadas em 2024:
1. Equatorial
2. BRK
3. Banco Bradesco
4. Claro
5. Magazine Luiza
6. Casas Bahia
7. Banco Itaú
8. Caixa Econômica Federal
9. Banco do Brasil
10. Banco Pan
Outro lado
Em nota, a Equatorial Alagoas informou que acompanha periodicamente os dados registrados nos órgãos de proteção ao consumidor e que possui uma área específica para atendimento dessas solicitações. A empresa reforça que tem atuado para que as demandas provenientes dos clientes sejam tratadas no primeiro contato com a empresa, sem que haja a necessidade de procurar outra instância para solução das demandas e tem investido na melhoria dos seus serviços. Confira na íntegra:
A Equatorial Alagoas informa que acompanha periodicamente os dados registrados nos órgãos de proteção ao consumidor e que possui uma área específica para atendimento dessas solicitações. A empresa reforça que tem atuado intensamente para que as demandas provenientes dos clientes sejam tratadas no primeiro contato com a empresa, sem que haja a necessidade de procurar outra instância para solução das demandas e tem investido na melhoria dos seus serviços. O reflexo disso é a redução no número de reclamações no próprio Procon, que caiu 27% se comparado ao ano de 2023.
A Distribuidora reforça que possui atendimento presencial nos 102 municípios do estado e orienta a população a procurar primeiro a empresa para esclarecer dúvidas e resolver suas pendências. É possível ter atendimento na comodidade do lar, 24h por dia, através da Central no telefone 0800 082 0196, pelo site equatorialenergia.com.br e ainda via mensagem de texto no WhatsApp com a assistente virtual Clara no número (82) 2126-9200, que recentemente passou por uma atualização tornando o atendimento mais ágil, interativo e simplificado.
A empresa reforça que possui uma agenda proativa junto ao Procon/AL na busca de implementar melhorias nos processos internos a fim de evitar novas reclamações.