caso braskem
Nova UBS é inaugurada no Flexal e amplia rede de saúde básica em Maceió
Unidade começa a funcionar nesta terça-feira com atendimento ampliado
Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 7, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da região do Flexal, em Maceió. A estrutura integra o conjunto de ações do Projeto Flexais, criado a partir de compromissos firmados entre a Braskem, o Município de Maceió, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público de Alagoas (MP/AL) e a Defensoria Pública da União (DPU), no contexto da tragédia socioambiental causada pela mineração de sal-gema na capital alagoana.
A nova UBS entra em funcionamento nesta terça-feira, 8, , com atendimento ao público das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Classificada como tipo 1, a unidade se destaca por sua estrutura robusta, capaz de operar com equipes em padrão tipo 2. O local oferece serviços médicos e odontológicos, vacinação, curativos, triagem, atendimentos coletivos, além de uma farmácia com sistema informatizado de dispensação e prontuário eletrônico.
Construída em steel frame, a unidade também conta com banheiros acessíveis, isolamento térmico e acústico nas paredes e o ineditismo de um sistema de ar-condicionado central que climatiza inclusive os corredores. A recepção, mobiliada e equipada, busca proporcionar acolhimento e conforto desde a chegada dos usuários.
Com a inauguração, duas equipes da Estratégia Saúde da Família, antes lotadas na UBS Bebedouro, e a equipe que atuava no Espaço Flexal foram transferidas para a nova estrutura. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que a unidade atenda não apenas os moradores do Flexal, mas também de comunidades vizinhas.
Durante a solenidade de entrega, representantes do MPF, MP/AL e DPU estiveram presentes para acompanhar o cumprimento das ações previstas no Projeto Flexais. Entre eles, as procuradoras da República Júlia Cadete e Roberta Bomfim, o defensor público federal Diego Alves e o promotor de Justiça Jorge Dória.
O Projeto Flexais prevê ainda uma série de intervenções urbanísticas e sociais na região, incluindo a requalificação viária, iluminação pública, construção de um centro comercial e feira, centro de apoio aos pescadores, espaços de lazer e a oferta de serviços gratuitos à comunidade. A nova UBS foi recebida com entusiasmo pela população local, que participou da inauguração e expressou gratidão pela estrutura. Os consultórios odontológicos foram apontados por muitos como um dos avanços mais significativos.