Agreste
Governo reconhece situação de emergência em Craíbas por causa da estiagem
Escassez de água potável afeta população e animais e compromete agricultura no município
O município de Craíbas, no Agreste de Alagoas, teve sua situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional em função dos efeitos da estiagem. A cidade com pouco mais de 25 mil habitantes sofre com a escassez de água, principalmente na zona rural.
Craíbas é o 31 município do estado com reconhecimento vigente. Com o reconhecimento, o gestor está apto a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Os repasses podem ser aplicados para fazer assistência humanitária, comprar kits de higiene, alimentação para as pessoas que são atingidas pelo desastre e enfrentam as consequências.
A prefeitura pode usar os recursos para o restabelecimento de serviços essenciais, afetados pelo clima como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas.
Estados e municípios com chuvas intensas, inundações, estiagem ou seca podem pedir reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), a solicitação também pode ser feita quando ocorrem eventos como epidemias de doenças infecciosas, incêndios florestais, deslizamentos de terra e rios contaminados.