maceió
Santa Casa recebe certificado de Alta Conformidade da Anvisa/Sesau
Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente é realizada anualmente em todo o Brasil
A Santa Casa de Maceió recebeu da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), por meio da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa), certificados de conformidade referentes à edição de 2024 da Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente. A instituição está entre as unidades hospitalares públicas, filantrópicas e privadas de Alagoas agraciadas com o selo. A entrega foi realizada na terça-feira, 6.
A ação faz parte da estratégia da Anvisa para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade da assistência e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde. A avaliação anual é promovida pela Anvisa, em parceria com as coordenações estaduais do Núcleo de Segurança do Paciente e de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, para hospitais com leitos de terapia intensiva (2016) e, desde 2022, para serviços de diálise que prestam assistência aos pacientes crônicos.
Desde 2020, a Santa Casa de Maceió faz parte da lista dos hospitais com certificação de Alta Conformidade. Na avaliação feita em 2024, além de manter o certificado, o Instituto de Nefrologia Ribamar Vaz, localizado na sede do hospital, também alcançou a certificação de Média Conformidade, sendo o único do estado a ser classificado no serviço de diálise.
De acordo com a médica Tereza Tenório, gerente de Riscos e Práticas Assistenciais e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do hospital, o certificado consolida o trabalho desempenhado na instituição. “A certificação é resultado da consistência das ações desenvolvidas ao longo dos anos, principalmente pela consistência da equipe de controle de infecção hospitalar com o Núcleo de Segurança do Paciente e da ação conjunta das equipes multidisciplinares, inclusive do corpo clínico e da diretoria. Essa premiação é um reconhecimento pelo trabalho de todos os profissionais da Santa Casa de Maceió. Isso nos motiva a melhorar cada vez mais, aprimorando as ações e promovendo a cultura de segurança assistencial”, disse a gestora.
AVALIAÇÃO
Nos hospitais com leitos de UTI, o instrumento avalia 21 indicadores de estrutura e processo, baseados na RDC n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde e em outras normativas federais. Já na diálise, são avaliados 18 indicadores de estrutura e processo, baseados na RDC n°36/2013.
Com base nas notas obtidas na avaliação, os serviços de saúde podem ser classificados em três grupos. O primeiro é de Alta Conformidade, quando 67% dos indicadores são aprovados. Já os que alcançam entre 34% e 66% de aprovação, recebem o certificado de Média Conformidade. Por fim, os que pontuam entre 0% e 33% entram na categoria de Baixa Conformidade.
“É uma satisfação manter a alta conformidade nas práticas de segurança do paciente da ANVISA. Isso demonstra que o hospital segue rigorosamente os protocolos e práticas estabelecidas e transmite nosso comprometimento com a excelência da assistência. Dessa forma, reduz riscos de eventos adversos, como infecções hospitalares, erros de medicação, quedas e outros incidentes que podem comprometer a vida dos pacientes e reforça nosso compromisso de cuidar com segurança daqueles que confiam a saúde em nossas mãos”, pontuou a fisioterapeuta Fabrícia Jannine Torres Araújo, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa de Maceió.