violência

MPAL reforça combate ao abuso sexual infantil em evento em Joaquim Gomes

Promotora destaca papel da sociedade na proteção de crianças e adolescentes
Por Redação 19/05/2025 - 11:31
A- A+
Assessoria
No Maio Laranja, o Ministério Público de Alagoas fala sobre o combate à cultura do estupro no interior
No Maio Laranja, o Ministério Público de Alagoas fala sobre o combate à cultura do estupro no interior

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) promoveu, na sexta-feira, 16, um encontro no Fórum da Comarca de Joaquim Gomes para reforçar o enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A promotora de Justiça Andrea Teixeira conduziu a palestra principal, destacando a importância da prevenção, da orientação familiar e da vigilância permanente como ferramentas de proteção à infância.

O evento reuniu autoridades que atuam diretamente na área da Infância e Juventude, como o juiz Antônio Iris da Costa Júnior e a defensora pública estadual Elaine Zelaquett, além de representantes das prefeituras, Conselhos Tutelares, CREAS e secretarias municipais de Joaquim Gomes e Flexeiras — cidades abrangidas pela Comarca.

Durante sua fala, Andrea Teixeira enfatizou que o combate ao abuso sexual exige o engajamento de toda a sociedade. “O momento serviu para conscientizar ainda mais a população sobre esse crime que ainda estarrece o país. Como Ministério Público, temos o compromisso de alertar, apresentar dados e mostrar nossas ações no enfrentamento diário aos abusadores. Infelizmente, em Alagoas, os casos são frequentes. Por isso, a luta precisa ser incansável e coletiva”, afirmou a promotora.

O encontro marcou as atividades relacionadas ao 18 de Maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes — e teve também apresentações culturais, com a participação de um grupo indígena e outro representando o cangaço, reforçando o papel da cultura na mobilização social.

As prefeitas Rita de Cássia Andrade (Joaquim Gomes) e Silvana Cavalcante (Flexeiras) também participaram da iniciativa, que reforçou a integração entre os poderes e instituições que atuam na proteção infantojuvenil no estado.


Encontrou algum erro? Entre em contato