POLÍTICA

Traipu celebra 133 anos de Emancipação com eventos tradicionais

Gestores fizeram balanço positivo das obras realizadas nos últimos cinco anos
Por Ascom Traipu 19/05/2025 - 14:31
A- A+
AscomTraipu
Festa tradicional leva multidão a celebrar evento histórico
Festa tradicional leva multidão a celebrar evento histórico

Para comemorar os 133 anos de Emancipação Política da cidade, a Prefeitura de Traipu promoveu um fim de semana com solenidades tradicionais e eventos culturais e esportivos. Na sexta-feira, 16 de maio, dia em que se celebra a Emancipação do município, a cidade abriu as comemorações com a tradicional solenidade de Hasteamento dos Pavilhões, que reuniu uma multidão em frente à Prefeitura.

O vice-prefeito Wagner Santos e o presidente do Conselho Municipal de Gestão, Marcos Santos, representaram o prefeito Lucas Santos, que cumpre agenda fora do Estado.

Durante seu discurso, o presidente do Conselho Municipal de Gestão destacou obras já realizadas durante os cinco anos da gestão Lucas Santos e elencou um total de 35 obras que estão em andamento e/ou serão realizadas ainda este ano em Traipu. 

“Estamos concluindo obras por toda cidade, da zona urbana à zona rural. São UBSs, quadras esportivas, pavimentações, reformas e construção de praças, revitalização, reformas e construção de escolas, construção de creches. São muitas obras sendo realizadas e muitas conquistas por vir. Estamos lutando para entregar uma ambulância em casa localidade de Traipu, para que a população tenha acesso rápido e preciso aos atendimentos de saúde. Vamos seguir juntos, determinados e fortes para fazer o melhor por Traipu e pelo nosso povo”, disse Marcos Santos.

A solenidade contou com a presença de todos os secretários municipais, vereadores e demais autoridades e representantes religiosos. Após a execução dos hinos, pela Banda Municipal Maestro Antônio Basílio, todos cantaram parabéns para a cidade, com o tradicional bolo.

Mais tarde, às 15h, teve início o desfile cívico que contou com a participação de 13 escolas do município. O tema escolhido pela Secretaria Municipal de Educação, “Escola e Família - O caminho para uma convivência harmoniosa na sociedade”, foi muito bem representado. Cinco bandas de fanfarra, com o corpo coreográfico, complementaram as alas do desfile, repleta de alegorias e carros alegóricos.

O Dia da Emancipação foi encerrado com shows musicais. Raquel dos Teclados e Heytor- O Boyzinho, levaram uma multidão à Nova Orla da cidade e fecharam o dia com muita música, animação e alegria.

No domingo, 18, aconteceu a 1ª Corrida e Caminhada da Emancipação de Traipu. Com largada às 6h, o evento teve 400 inscritos, diversas premiações, troféus para os 60 mais bem colocados, e medalhas, camisetas e squeezes para todos os participantes, que completaram percursos de 4km e/ou 8km. No evento também teve música, café da manhã, aula de zumba e pontos de apoio com água, segurança e atendimento médico.

Às 10h, teve início a tradicional Corrida de Barcos e Canoas. Dezenas de embarcações levaram beleza e encanto para as águas do Rio São Francisco. A competição é referência em Alagoas e um marco para Traipu. Os competidores disputaram três modalidades; corrida de barco de uma vela; corrida de barco de duas velas e corrida de canoas. Os seis mais bem colocados em cada categorias receberam prêmios em dinheiro e troféus.



Encontrou algum erro? Entre em contato