POLÍTICA
Traipu celebra 133 anos de Emancipação com eventos tradicionais
Gestores fizeram balanço positivo das obras realizadas nos últimos cinco anos
Para comemorar os 133 anos de Emancipação Política da cidade, a Prefeitura de Traipu promoveu um fim de semana com solenidades tradicionais e eventos culturais e esportivos. Na sexta-feira, 16 de maio, dia em que se celebra a Emancipação do município, a cidade abriu as comemorações com a tradicional solenidade de Hasteamento dos Pavilhões, que reuniu uma multidão em frente à Prefeitura.
O vice-prefeito Wagner Santos e o presidente do Conselho Municipal de Gestão, Marcos Santos, representaram o prefeito Lucas Santos, que cumpre agenda fora do Estado.
Durante seu discurso, o presidente do Conselho Municipal de Gestão destacou obras já realizadas durante os cinco anos da gestão Lucas Santos e elencou um total de 35 obras que estão em andamento e/ou serão realizadas ainda este ano em Traipu.
“Estamos concluindo obras por toda cidade, da zona urbana à zona rural. São UBSs, quadras esportivas, pavimentações, reformas e construção de praças, revitalização, reformas e construção de escolas, construção de creches. São muitas obras sendo realizadas e muitas conquistas por vir. Estamos lutando para entregar uma ambulância em casa localidade de Traipu, para que a população tenha acesso rápido e preciso aos atendimentos de saúde. Vamos seguir juntos, determinados e fortes para fazer o melhor por Traipu e pelo nosso povo”, disse Marcos Santos.
A solenidade contou com a presença de todos os secretários municipais, vereadores e demais autoridades e representantes religiosos. Após a execução dos hinos, pela Banda Municipal Maestro Antônio Basílio, todos cantaram parabéns para a cidade, com o tradicional bolo.
Mais tarde, às 15h, teve início o desfile cívico que contou com a participação de 13 escolas do município. O tema escolhido pela Secretaria Municipal de Educação, “Escola e Família - O caminho para uma convivência harmoniosa na sociedade”, foi muito bem representado. Cinco bandas de fanfarra, com o corpo coreográfico, complementaram as alas do desfile, repleta de alegorias e carros alegóricos.
O Dia da Emancipação foi encerrado com shows musicais. Raquel dos Teclados e Heytor- O Boyzinho, levaram uma multidão à Nova Orla da cidade e fecharam o dia com muita música, animação e alegria.
No domingo, 18, aconteceu a 1ª Corrida e Caminhada da Emancipação de Traipu. Com largada às 6h, o evento teve 400 inscritos, diversas premiações, troféus para os 60 mais bem colocados, e medalhas, camisetas e squeezes para todos os participantes, que completaram percursos de 4km e/ou 8km. No evento também teve música, café da manhã, aula de zumba e pontos de apoio com água, segurança e atendimento médico.
Às 10h, teve início a tradicional Corrida de Barcos e Canoas. Dezenas de embarcações levaram beleza e encanto para as águas do Rio São Francisco. A competição é referência em Alagoas e um marco para Traipu. Os competidores disputaram três modalidades; corrida de barco de uma vela; corrida de barco de duas velas e corrida de canoas. Os seis mais bem colocados em cada categorias receberam prêmios em dinheiro e troféus.