CENSO

Mais de 278 mil pessoas vivem em Unidades de Conservação em Alagoas

Estado tem a 3 maior população em áreas protegidas do Nordeste, atrás apenas da Bahia e Pernambuco
Por Adja Alvorável 19/07/2025 - 06:00
A- A+
IMA-AL
Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratagy foi criada por decreto estadual
Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratagy foi criada por decreto estadual

Cerca de 9% da população de Alagoas reside em Unidades de Conservação (UCs), segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com um total de 278.830 habitantes, o estado alagoano tem a terceira maior população vivendo em áreas protegidas do Nordeste, ficando atrás apenas da e Bahia e de Pernambuco.

As Áreas de Proteção Ambiental (APAs) são a categoria que mais concentra população em Alagoas, com destaque para algumas áreas, como a APA do Pratagy, com 82.849 habitantes, e a APA do Catolé e Fernão Velho, com 70.178 habitantes. Essas áreas são mais extensas e permitem a ocupação humana, mas com a imposição de limites para garantir a sustentabilidade.

As UCs são espaços que visam proteger a biodiversidade local, garantindo que as riquezas naturais sejam preservadas para as futuras gerações. Alagoas conta com mais de 80 desses espaços mapeados, do litoral ao sertão.

As áreas são classificadas principalmente em dois grupos: Proteção Integral e Uso Sustentável. As UCs de Proteção Integral, como parques e reservas biológicas, visam restringir o uso humano, enquanto as áreas de Uso Sustentável permitem a utilização dos recursos naturais de maneira controlada e responsável.

Os dados do Censo também revelam que uma parcela significativa da população em áreas de conservação enfrenta condições precárias de infraestrutura em Alagoas. Segundo o levantamento, 44,36% dos mais de 92 mil domicílios em áreas protegidas no estado não possuem acesso adequado a esgotamento sanitário.

Ainda de acordo com o censo, muitas dessas casas utilizam métodos improvisados, como fossas rudimentares, buracos e até a queima de resíduos diretamente na propriedade. 600 domicílios ainda enterram ou queimam o lixo no próprio terreno.

Apenas cerca de 55,64% dos moradores estão em domicílios com saneamento básico adequado, por ligação à rede geral/pluvial ou fossa séptica/fossa filtro.

Ranking das unidades de conservação mais populosas em Alagoas:

  1. Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratagy – 82.849 habitantes
  2. Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho – 70.178 habitantes
  3. Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici – 55.159 habitantes
  4. Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Caiçara – 40.658 habitantes
  5. Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita – 20.006 habitantes

Encontrou algum erro? Entre em contato