Polícia
OAB avalia que advogado foi baleado em Arapiraca por cobrar honorários
Crime aconteceu na frente do escritório da vítima, que reagiu ao ataque
A tentativa de homicídio contra o advogado criminalista Leandro Galvão, de 37 anos, que também é policial militar da reserva, teve como motivação a cobrança por honorários. A informação é da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Arapiraca.
O advogado foi baleado na tarde da quarta-feira, 30, na porta do próprio escritório, localizado em Arapiraca, no Agreste alagoano. De acordo com a polícia, Leandro estava encostado em seu carro quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta vermelha. Câmeras de segurança registraram o momento em que os suspeitos chegaram em uma moto. Um deles desceu da garupa para efetuar os disparos. A vítima também estava armada e reagiu, dando início a um tiroteio no meio da rua.
Nas redes sociais, o presidente da subseção da OAB em Arapiraca, Daniel Fernandes, afirmou que o atentado não ocorreu por questões pessoais, mas pelo exercício da profissão. "Até aqui nos foi noticiado [o atentato] em decorrência da legítima cobrança de honorários”, declarou.
A comissão de prerrogativas da subseção foi acionada para acompanhar o caso e prestar assistência à família do advogado e acompanhar o inquérito policial. “Não aceitaremos intimidações. A defesa das prerrogativas não é uma escolha, é um dever inegociável”, disse.
Em nota oficial, Daniel Fernandes classificou o caso como uma afronta direta ao Estado Democrático de Direito e ao exercício livre da advocacia. “Quando um advogado é atacado no exercício da profissão, a sociedade inteira é atingida”, declarou.
Leandro Galvão foi atingido por disparos de arma de fogo em frente ao escritório onde atua, no bairro Cavaco. A vítima foi socorrida e levada ao Hospital de Emergência do Agreste (HEA). Um dos projéteis que ficou alojado na mandíbula do advogado será analisado em perícia balística e pode apontar informações importantes para o inquérito aberto pela Polícia Civil. O quadro de saúde do advogado é estável.