EFEITO PANDEMIA

Dados de câncer estão defasados há 4 anos, dizem especialistas

Política Nacional de Prevenção entra em vigor com dados que não correspondem à realidade
Por Redação com sites nacionais 05/03/2024 - 13:45

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Seminário “Oncologia no SUS – Caminhos para implementar a nova política nacional” realizado no estúdio do Poder360, em Brasília
Seminário “Oncologia no SUS – Caminhos para implementar a nova política nacional” realizado no estúdio do Poder360, em Brasília

O médico e ex-coordenador de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Fernando Uzuelli, disse que a nova política nacional de Oncologia no SUS (Sistema Único de Saúde) não será efetiva sem informações decorrentes do tratamento de dados.

Uzuelli participou do painel “A Importância da gestão de dados na assistência”, do Seminário “Oncologia no SUS – Caminhos para implementar a nova política nacional”, realizado nesta 2ª feira, 4. Segundo o médico, o sistema foi construído a partir de uma rede extensa de informações, mas que está defasada, levando a uma necessidade urgente de atualização e tratamento de dados. A informação é do Poder 360.

“A construção e preservação dos dados é vital, sem ela não é possível ter política. Não é possível planejar e não é possível monitorar.”

A lacuna de informações afeta diretamente o atendimento do paciente. Segundo Luciana Holtz, presidente do Oncoguia, ONG que atende pacientes oncológicos, 62% dos pacientes tratados na oncologia pelo SUS estão com estágios avançados da doença. A especialista cita a incidência do absenteísmo, também mencionada pelo coordenador de Gestão de Infraestrutura Estratégica na Saúde durante o painel. 

A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer foram sancionados em dezembro de 2023 e entram em vigor em julho. O seminário “Oncologia no SUS – Caminhos para implementar a nova política nacional” foi realizado na tarde desta 2ª (4.mar), em Brasília. 

Especialistas do setor de saúde fizeram um amplo debate sobre as diretrizes e os desafios da nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do SUS. O evento foi transmitido, ao vivo, pelo canal do Poder360 no YouTube.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato