SEU BOLSO!

Cartão de crédito terá mudanças a partir de 1º de julho

Sem custos, clientes vão poder levar o saldo que devem de uma instituição para outra
Por Redação 21/06/2024 - 08:24

ACESSIBILIDADE

© Marcello Casal JrAgência Brasil
Banco Central do Brasil
Banco Central do Brasil

Novas regras para o cartão de crédito entram em vigor no dia 1º de julho. Entre elas está a portabilidade do crédito rotativo, que permite transferir dívidas das faturas, as principais responsáveis pelo superendividamento das famílias, para um banco que ofereça melhores condições. Além disso, também será exigida mais transparência no formato das faturas.


A medida foi regulamentada pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional no final do ano passado, com a resolução sobre o limite de juros para o crédito rotativo e a fatura parcelada em 100% do valor da dívida, que entrou em vigor no começo deste ano.

No caso da portabilidade das dívidas do cartão de crédito, ficou definido que a proposta da nova instituição deve ser realizada por meio de uma operação de crédito consolidada, ou seja, que contemple restruturação da dívida antiga. A instituição credora original que realizar uma contraproposta deve apresentar ao cliente, no mínimo, uma proposta de operação de crédito consolidada de mesmo prazo da operação proposta pela outra, para fins de comparação dos custos.

O direito à portabilidade do saldo devedor da fatura de cartão de crédito também será válido para pagamento pós-pago, modalidades nas quais os recursos são depositados para débitos já assumidos, e para outras dívidas relacionadas, até mesmo aquelas já parceladas.

Isso significa que o consumidor poderá passar sua dívida de um banco para outro, que oferecer melhores condições para o pagamento, desde que seja uma instituição autorizada pelo Banco Central.


Encontrou algum erro? Entre em contato