Descaso

Família cobra da Unimed atendimento a aposentado com sintomas de Covid-19

Por Redação 03/06/2020 - 20:19
Atualização: 03/06/2020 - 20:32
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Fachada da sede da Unimed Maceió. Foto: Divulgação
Fachada da sede da Unimed Maceió. Foto: Divulgação

Uma família de Maceió, cliente do Home Care do plano de saúde Unimed e com paciente acamado há mais de dois anos com tumor em estado avançado, vive um drama à espera há dias por atendimento por parte do plano, sem respostas objetivas. 

Morador da Jatiúca, o aposentado Eufrázio Pinto Torres está com sintomas fortes de Covid-19 como febre e dores no corpo. Sua esposa, a servidora pública Suzana Lucas Barbosa Higino, reclama da falta de sensibilidade, apoio e agilidade do atendimento da operadora de saúde.

O quadro de saúde de Eufrázio Pinto Torres é muito delicado. Além do tumor – na hipófise, tendo já passado por sessões de radioterapia – Eufrázio é diabético, hipertenso, tem Mal de Alzheimer e também é portador de retocolite, doença intestinal inflamatória e crônica que provoca inflamação no trato digestivo, e diverticulite. 

“O plano dele tem Home Care. Desde sábado imploramos por atendimento à Unimed. E é sempre a mesma resposta de que está em análise o pedido. Sempre a mesma ladainha. Não temos como levá-lo ao hospital, porque moramos somente eu e ele em casa e ele não anda, porque está acamado há 2 anos", disse Suzana. 

"Hoje uma médica veio aqui, finalmente, passou 5 minutos, não prescreveu nada e foi embora. Não temos como ficar sem atendimento da Unimed. Um plano tão caro e este descaso. Parece que a Unimed não quer atender, não quer cumprir com suas obrigações”, reclamou.

Mas o pior é que sem ter como remover o paciente até o hospital, e diante do contágio com Covid-19, a esposa do paciente também se infectou com Coronavírus. “Não posso sair de casa, estou contaminada, com sintomas fortes de Covid. O Home Care demorou dias para nos atender, em um atendimento que deveria ser imediato. Um absurdo, uma vergonha".

Como mensalidade, o aposentado Eufrázio Pinto Torres paga quase R$ 1.300,00 por mês à Unimed. Em seu site, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) ressalta “que os planos devem prestar e cobrir o atendimento necessário para os pacientes com a Covid-19. 

Ainda não há tratamento específico para a doença, mas os esquemas de tratamento atualmente disponíveis devem ser oferecidos. Os exames de diagnóstico também devem ser cobertos, pois foram incluídos na Rol de Procedimentos obrigatórios” da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Unimed se pronuncia por meio de nota

Em relação ao atendimento prestado ao beneficiário Eufrázio Pinto Torres, esclarecemos que o Sr. Eufrázio é assistido pelo Serviço de Atenção Domiciliar da Unimed Maceió desde 16 de maio de 2018, devido, inicialmente, a um diagnóstico de tumor de hipófise e que, desde então, vem sendo acompanhado sistematicamente por equipe multiprofissional em atendimento as suas necessidades biopsicossociais. 

No dia 20 de março de 2020, o Serviço recebeu uma mensagem via WhatsApp da esposa do referido beneficiário, solicitando a suspensão das consultas eletivas. No último sábado, dia 30 de maio de 2020, a mesma pessoa entrou em contato com a médica assistente do Serviço, para comunicar que o paciente estava apresentando sintomas gripais e solicitando a realização do exame para Covid. Na última segunda-feira (dia 1º), uma equipe da Unimed foi colher o exame na residência do Sr. Eufrázio. 

Ontem (02 de junho de 2020), a médica assistente da Atenção Domiciliar realizou uma visita e identificou que o paciente se encontrava eupneico (respirando normalmente), afebril, não apresentando tosse durante o exame físico, estando orientado, não apresentando esforço respiratório. Foram solicitados novos exames laboratoriais e prescrito antibiótico. Na ocasião, a esposa do paciente solicitou internação hospitalar, sendo esclarecida que o paciente não apresentava quadro de instabilidade que justificasse essa medida.

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