FUTEBOL

JHC dá sinal verde para entrada de torcedores ao Estádio Rei Pelé

Medida entra em vigor quando o governo autorizar flexibilização em novo decreto
Por Tamara Albuquerque 21/09/2021 - 07:10
Atualização: 21/09/2021 - 07:41
A- A+
Secom/Maceió
Prefeitos e representantes de entidades do esporte acertaram retorno da torcida ao Rei Pelé
Prefeitos e representantes de entidades do esporte acertaram retorno da torcida ao Rei Pelé

O prefeito de Maceió, JHC, deu sinal verde para a entrada de torcedores aos jogos realizados no Estádio Rei Pelé, desde que os clubes, supervisionados pela Federação Alagoana de Futebol (FAF), sigam as normas e protocolos sanitários de prevenção contra o coronavírus. 

A abertura do estádio depende, agora, da autorização do governador Renan Filho. Esta semana será editado mais um decreto com determinações para o distanciamento social. O documento está sendo aguardo com grande expectativa pelo segmento de eventos e turismo. O governador e secretários já discutiram a possibilidade da flexibilização geral, com uso ainda obrigatório da máscara, distanciamento individual e apresentação de comprovante da vacinação contra a covid-19.

Quanto ao retorno gradual dos torcedores ao estádio, pesa na decisão a palavra da FAF e dos clubes que afirmaram estar comprometidos com a adoção de rigoroso protocolo sanitário. O prefeito JHC também citou o avanço da vacinação em Maceió como ponto positivo para a liberação da torcida aos jogos.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, explica que cabe ao Município acatar por completo ou adotar medidas mais restritivas com relação aos decretos emitidos pelo Governo do Estado, o que não é a intenção. Moura ainda informou que haverá fiscalização e reavaliação a cada jogo, a partir do momento em que houver a reabertura.

“Nós precisamos seguir a legislação e aguardar o decreto de liberação que venha do estado. Como teríamos a possibilidade de restringir mais, conforme decisão do STF, não adotaremos esta atitude, já que estamos vendo o empenho em adotar protocolos sanitários necessários e também que muitos estados já liberaram acesso do público aos jogos”.

Entre as propostas de medidas que serão adotadas estão a ocupação de, no máximo, 30% da capacidade do estádio; obrigatoriedade da vacinação com as duas doses ou a primeira dose e o testes atualizados (PCR em até 72 horas e antígeno de 48 horas); a venda de ingressos até o dia anterior; abertura dos portões com 3 horas de antecedência; e uso obrigatório de máscaras durante todo o jogo.

Vacinação itinerante


Em reunião realizada com o JHC, ficou firmada mais uma edição da vacinação itinerante que, desta vez, contará com o apoio dos times maceioenses. Portanto, na próxima quinta-feira (30), das 9h às 16h, haverá vacinação da 1ª e 2ª dose no Centro de Treinamento do CSA, que fica no Estádio Nelson Feijó (Via Expressa). Já na sexta-feira (1°), no mesmo horário, a vacinação será na Sede Administrativa do CRB, que fica no Casarão, em Jaraguá.

Os times ainda firmaram outro compromisso com a Prefeitura, em que os jogadores do CRB e CSA entrarão em campo durante um dos jogos com cães e gatos que estão abrigados na Unidade de Vigilância em Zoonoses, localizada na Cidade Universitária, como forma de incentivo à adoção responsável dos animais.

Publicidade

Continua após a publicidade





Encontrou algum erro? Entre em contato