COMITÊ DE EMERGÊNCIA
OMS decide manter covid-19 como pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu, durante reunião do Comitê de Emergências, que ainda não rebaixará a classificação da covid-19 e que ainda estamos vivendo uma pandemia.
Durante a reunião, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou que o mundo está enfrentando o menor número de mortes em dois anos. No entanto, devido ao comportamento imprevisível da covid-19, os países devem continuar em alerta. "Longe de ser o momento de baixar a guarda, este é o momento de trabalhar ainda mais para salvar vidas", afirmou.
A OMS também ressaltou a preocupação com o cansaço que os países estão enfrentando no combate a doença e de que o uso inadequado de antivirais possa levar ao desenvolvimento de variantes. Além disso, a organização destacou que o número de mortes e casos ainda é alto e por isso a covid-19 ainda é Emergência de Saúde Pública.
De acordo com boletim da OMS, o número de casos de covid segue caindo pela terceira semana consecutiva. Entre 4 a 10 de abril, a queda foi de 24%, na comparação com a semana anterior. Da mesma forma, o mortes tiveram queda de 18% no mesmo período.
Nesse contexto, a OMS manteve a meta de vacinar 70% das populações de todos os países do mundo até julho deste ano. Na semana passada, a organização alertou que um terço da população mundial ainda não se vacinal. Destes, 83% são africanos.
O Comitê deverá voltar a se reunir em três meses para discutir a situação da pandemia.
Endemia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, na semana passada, que a covid-19 será rebaixada para endemia no Brasil nos próximos dias. Antes, ele tinha chegado a dizer que a mudança iria ocorrer até o fim de março.