eleições 2024

JHC aciona Paulo Dantas na Justiça de Alagoas por abuso de poder político

Segundo a ação, o governo teria utilizado propagandas para favorecer o candidato Rafael Brito
Por Redação 20/09/2024 - 11:13

ACESSIBILIDADE

Secom Maceió e Agência Alagoas
JHC entra com ação contra Paulo Dantas
JHC entra com ação contra Paulo Dantas

A campanha do prefeito de Maceió e candidato à reeleição, João Henrique Caldas (PL), entrou com uma ação na Justiça Eleitoral de Alagoas contra o governador Paulo Dantas (MDB) e Rafael Brito (MDB), também candidato à prefeitura. A acusação envolve suposto abuso de poder político. A ação foi protocolada na quarta-feira, 18.

Segundo a ação, o governo teria utilizado propagandas para favorecer Brito. A campanha de JHC argumenta que o uso da comunicação estatal foi feito para impulsionar a candidatura de Brito, prejudicando assim a candidatura do prefeito.

A petição aponta que as propagandas veiculadas na rádio e na televisão coincidiam com o período eleitoral gratuito. As peças publicitárias promoviam atos e programas do governo de forma que, segundo JHC, beneficiavam a imagem de Brito.

Dentre as práticas apontadas, a campanha menciona o uso de cores, letras e narração nas propagandas governamentais. Esses elementos teriam semelhança ou identidade com os materiais de campanha eleitoral de Brito, o que caracterizaria irregularidade.

A ação afirma que Paulo Dantas, como principal apoiador de Brito, utilizou seu cargo de governador para beneficiar o candidato. Isso teria prejudicado diretamente JHC, que é apontado como o principal adversário político na corrida pela prefeitura de Maceió.

Ao final, a campanha de JHC pede que a Justiça determine a suspensão das propagandas em questão. Além disso, solicita que Paulo Dantas e Rafael Brito sejam declarados inelegíveis por oito anos, como forma de penalidade pelo abuso de poder político.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato