ELEIÇÕES 2024
Sem foto, sabatinas ou divulgação: a "campanha" inexistente de Nina Tenório
Candidatura é marcada pela ausência de atos de campanhas e de gastosUma candidata à Prefeitura de Maceió tem chamado a atenção dos eleitores mais atentos pela "estratégia" de divulgação — ou não — de candidatura. Enquanto os outros quatro nomes que concorrem ao cargo disputam espaço em atos de campanha, Nina Tenório (PCO) resolveu não fazer campanha.
Aos 25 anos, esta não é a primeira vez que a foto de Marina Nobre Tenório Crisóstomo vai aparecer nas urnas. A jovem também concorreu ao cargo de deputada federal em 2022, também pelo PCO, mas não conseguiu ser eleita, tendo conseguido 55 votos.
Como o PCO não tem uma representação mínima de cinco parlamentares no Congresso Nacional, as emissoras de rádio e de televisão não são obrigadas a convidar Nina para participar de debates. Candidatos nessa situação têm, entretanto, inúmeras alternativas para divulgas suas candidaturas, a exemplo de sabatinas.
Nina, que recusou convite do EXTRA para participar de uma sabatina, aparentemente, não escolheu nenhuma delas: não usou as redes sociais para convocar eleitores, não divulgou site de campanha, não foi vista em eventos de rua nem em materiais impressos. A falta de interação com o eleitorado parece refletir nas pesquisas.
A pesquisa Quaest divulgada em 29 de agosto mostrou que Nina tinha 1% da intenção de votos no cenário de voto estimulado (quando o entrevistado é informado sobre nome e partido dos candidatos). Já o levantamento da Quaest divulgada em 20 de setembro mostrou que 0% dos eleitores tinham a intenção de vota em Nina, também no cenário estimulado.
Nina é vendedora do comércio varejista e atacadista e não declarou nenhum bem à Justiça Eleitoral. Há ausência total de gastos na campanha da candidata. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nina forneceu apenas um documento de prestação de contas à Justiça Eleitoral no qual não constam valores de receitas nem de despesas.
Vale ressaltar que o plano de governo fornecido por candidata Nina à Justiça Eleitoral é um documento que propõe eixos gerais que não apresenta reivindicações específicas para Maceió. As propostas foram elaboradas pelo partido da candidata e são válidas para candidatos do PCO de todo o país.