Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira, 29, indicou estabilidade na corrida presidencial e manteve a perspectiva de vitória em primeiro turno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder de intenções de voto segundo a maioria das sondagens. De acordo com a amostra, o candidato do PT tem 51% dos votos válidos, descontados nulos e brancos, ante 38% do presidente JairBolsonaro (PL). Isso significa que, se a eleição fosse hoje, o petista poderia sair vitorioso já na primeira rodada de votação.
Especialistas ouvidos pelo Estadão afirmam que há uma tendência de estabilidade das intenções de voto em Lula no primeiro turno, enquanto para Bolsonaro a perspectiva é de alta discreta. Eles concordam que o resultado do pleito não está definido, mas divergem sobre os fatores que podem influenciar o resultado até 2 de outubro.
Pelas regras da Justiça Eleitoral, um candidato só vence o pleito majoritário se for escolhido pela maioria dos eleitores, ou seja, por pelo menos 50% mais 1 dos votos. No primeiro turno, quando há vários presidenciáveis à disposição na urna, há maior dispersão de votos, mas, caso um dos postulantes receba sozinho mais de 50% dos votos, o pleito se encerra.
O cálculo dos votos válidos que determina a vitória exclui os votos brancos (quando se pressiona a tecla “branco” na urna) e nulos (quando se digita o número de um candidato que não existe).
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.