ELEIÇÕES 2022
Lula vence as eleições em Nova Zelândia, Austrália e na China

O ex-presidente Lula (PT) venceu as eleições deste domingo 2 em Wellington, capital da Nova Zelândia, segundo os boletins de urna do local. Em matéria publicada nesta manhã, a newsletters da Carta Capital informa que o petista também conseguiu sair vitorioso nas seções eleitorais da Austrália.
Os boletins são afixados em local visível nas seções eleitorais assim que as mesmas são fechadas, o que ocorreu por volta da 1 hora da manhã no País.
O resultado oficial computado pelo TSE será divulgado apenas às 17 horas deste domingo 2, junto com as demais apurações.
Na Nova Zelândia, Lula teve 329 votos totais, ante 71 de Jair Bolsonaro (PL), 23 votos de Ciro Gomes (PDT), 14 de Felipe D’avila (Novo), 8 de Simone Tebet (MDB). Surpresa foi o Padre Kelon (PMB), que recebeu e votos. Dois eleitores votaram em Léo Péricles (UP) e 1 de Sofia Manzano (PCB).
Em países localizados na Ásia e na Oceania a votação já foi encerrada devido à diferença de fuso horário com o Brasil. Segundo dados extraoficiais, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido pela maioria dos brasileiros que residem no exterior. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, foi o preferido em pelo menos uma das nações.
Nas cidades chinesas de Pequim e Xangai, o petista levou vantagem na disputa pelo Palácio do Planalto. Já em Tóquio, capital japonesa, a maioria dos votos são favoráveis a continuidade do atual Chefe de Estado, conforme informações do portal MoneyTimes.