Auxílio
Marinha e Aeronáutica do Brasil auxiliam buscas a submarino argentino desaparecido
Segundo Raul Jungmann, três navios e um avião brasileiros já foram disponibilizadosO ministro da Defesa, Raul Jungmann, publicou em seu perfil no Twitter neste sábado, 18, que três navios da Marinha brasileira "já estão auxiliando" nas buscas a um submarino argentino que desapareceu com 44 tripulantes a bordo.
Ainda segundo o ministro, a Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou um avião para também ajudar na procura pelo submarino e um segundo avião "será deslocado para apoiar as buscas do submarino argentino desaparecido" a partir deste domingo, 19.
O submarino militar ARA San Juan manteve contato com a base na última quinta-feira, quando estava no sul do Mar Argentino, a 432 quilômetros da costa patagônica do país.
De acordo com a FAB, o primeiro avião disponibilizado pelo Brasil decolou, com 18 tripulantes, às 17h30 deste sábado da Base Aérea de Campo Grande (MS). A aeronave é equipada para missões de busca e dispõe de de sensores de última geração.
O avião e a tripulação brasileira vão operar a partir de uma base aeronaval em Bahía Blanca, na Argentina.
A outra aeronave que será deslocada para ajudar nas buscas é de um modelo específico para missões de patrulha marítima. O avião conta com equipamentos de detecção de embarcações, inclusive aquelas que estão submersas. O segundo avião deve decolar ainda neste fim de semana de Salvador (BA).