BRASÍLIA
MDB acena possível apoio a Lira para presidência da Câmara e contraria Renan
Reeleição quase certa ao comando da Casa virou incógnita após o segundo turno
O presidente do MDB, Baleia Rossi, se reuniu com Arthur Lira na última quarta-feira, 23, em Brasília, para costurar um possível apoio do partido à candidatura do alagoano à presidência da Câmara.
O encontro contraria Renan Calheiros (MDB) e mesmo com resistência do senador, a sigla caminha ao que tudo indica para anunciar apoio à reeleição de Lira ao comando da Câmara na disputa de fevereiro de 2023.relacionadas_esquerda
Detentor de um poder até então incontestável, Arthur Lira (PP-AL) acenou ao partido após ver sua reeleição quase certa ao comando da Casa virar uma incógnita após o segundo turno, com a derrota de Jair Bolsonaro (PL).
O parlamentar figurou entre os principais apoiadores do presidente durante o pleito e se empenhou fortemente em prol da fracassada reeleição, mas acenou para Lula logo após o resultado, o que não teria agradado em nada Renan Calheiros.
Além do revés nacional, Lira viu seu candidato ao governo de Alagoas, Rodrigo Cunha (União Brasil), ser derrotado pelo atual governador, Paulo Dantas (MDB). O emedebista é defendido pelo arquirrival do presidente da Câmara no estado, o senador Renan Calheiros.
Em troca do apoio à recondução do atual presidente da Casa, o MDB, segundo informações publicadas pelo portal Metrópoles, reivindica um dos outros seis espaços na Mesa Diretora; provavelmente uma das secretarias.
O acordo final entre Lira e o MDB, porém, só deve ser sacramentado na próxima semana, quando o atual presidente da Câmara retorna da Copa do Mundo no Catar.
Publicidade