BRASÍLIA

Posse de Lula acontece no domingo com cerimonialista alagoana; veja detalhes

jornalista Charlene Araújo foi escolhida para ser a voz feminina do evento
Por Bruno Fernandes 30/12/2022 - 13:48
A- A+
Reprodução/Instagram/@charleneaaraujo
Charlene Araújo durante evento com Lula em Maceió
Charlene Araújo durante evento com Lula em Maceió

No dia 1º de janeiro, domingo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse como novo presidente do Brasil. Para que ele assuma o posto de chefe do Executivo, uma série de ritos precisam ser cumpridos, além de outros protocolos tradicionais da República brasileira serão realizados e marcados pela voz de Charlene Araújo, jornalista alagoana escolhida para ser integrante do cerimonial de posse.

A jornalista desembarcou em Brasília na tarde da última quarta-feira, 28, depois de ser escolhida por Márcio Tavares, um integrante da área da cultura do PT.

“Recebi o convite através de Márcio Tavares, da Cultura do PT, e que vai integrar a equipe da ministra Margareth Menezes [...] Sobre a questão de integrar o cerimonial fixo da presidência, são outros quinhentos e está nas mãos de Deus”, contou.

Segundo a jornalista, o convite surgiu durante as visitas de Lula a Alagoas na campanha. “Durante esse ano apresentei o evento de Lula no Centro de Convenções e fiz a locução da caminhada em outubro, no Centro de Maceió. Foi com base nesses eventos que surgiu o convite”.

Charlene Araújo é jornalista formada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Durante a presença de Lula em Alagoas, ainda antes das eleições, a jornalista fez um breve discurso emocionado, relatando que foi uma das pessoas beneficiadas pelas políticas públicas de ensino superior do Governo Lula.

Além de ser a voz do cerimonial de Alagoas, ela já trabalhou em diversos veículos de comunicação de Alagoas e órgãos governamentais, entre eles a Rádio Gazeta, Jornal Primeira Edição, TV Pajuçara, TNT Sports Brasil e Assessoria da Assembléia Legislativa de Alagoas (ALE).

A cerimônia

A cerimônia de posse é divida em duas partes. Uma, que é a assinatura do termo de posse, ocorre no Congresso Nacional, e a outra é realizada no Palácio do Planalto. A primeira etapa está prevista para começar às 13h45 quando os chefes de estado de governo começam a chegar no Senado Federal. Lula e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin passam primeiro na Catedral Metropolitana de Brasília antes de seguirem para o Congresso.

A sessão solene de posse presidencial tem início às 15 horas. Então é feita a leitura do termo de posse do presidente, do vice e a assinatura. Lula fará um discurso, que será seguido do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Às 16h20, Lula, então novo presidente do Brasil, segue para o Palácio do Planalto.

Programação

13h45 às 14h30 - Chegada dos chefes de estado e de governo. Anexo 1 do Senado Federal.

13h30 às 14h30 - Chegada das autoridades e convidados. Salão Branco.

14h20 às 14h30 - Chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília.

14h30 - Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional.

14h40 - Chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.

15h - Sessão Solene de Posse Presidencial: Abertura da Sessão Solene; execução do hino nacional; compromisso constitucional; leitura e assinatura do termo de posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos; pronunciamento do presidente da República; pronunciamento do presidente do Congresso Nacional; encerramento da Sessão Solene.

15h50 - Deslocamento do presidente e do vice-presidente da república para a Sala de Audiências da Presidência do Senado.16h - Saída do presidente e do vice-presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do Senado em direção à área externa do Palácio.

16h05 - Início da cerimônia externa de honras militares.

16h20 - Saída do presidente e do vice-presidente da República para o Palácio do Planalto.

Onde assistir online à posse de LulaA posse irá ser transmitida pelas redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube), conteúdos multimídia complementam a cobertura.


Encontrou algum erro? Entre em contato