BRASÍLIA
Posse de Lula acontece no domingo com cerimonialista alagoana; veja detalhes
jornalista Charlene Araújo foi escolhida para ser a voz feminina do evento
No dia 1º de janeiro, domingo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse como novo presidente do Brasil. Para que ele assuma o posto de chefe do Executivo, uma série de ritos precisam ser cumpridos, além de outros protocolos tradicionais da República brasileira serão realizados e marcados pela voz de Charlene Araújo, jornalista alagoana escolhida para ser integrante do cerimonial de posse.
A jornalista desembarcou em Brasília na tarde da última quarta-feira, 28, depois de ser escolhida por Márcio Tavares, um integrante da área da cultura do PT.
“Recebi o convite através de Márcio Tavares, da Cultura do PT, e que vai integrar a equipe da ministra Margareth Menezes [...] Sobre a questão de integrar o cerimonial fixo da presidência, são outros quinhentos e está nas mãos de Deus”, contou.
Segundo a jornalista, o convite surgiu durante as visitas de Lula a Alagoas na campanha. “Durante esse ano apresentei o evento de Lula no Centro de Convenções e fiz a locução da caminhada em outubro, no Centro de Maceió. Foi com base nesses eventos que surgiu o convite”.
Charlene Araújo é jornalista formada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Durante a presença de Lula em Alagoas, ainda antes das eleições, a jornalista fez um breve discurso emocionado, relatando que foi uma das pessoas beneficiadas pelas políticas públicas de ensino superior do Governo Lula.
Além de ser a voz do cerimonial de Alagoas, ela já trabalhou em diversos veículos de comunicação de Alagoas e órgãos governamentais, entre eles a Rádio Gazeta, Jornal Primeira Edição, TV Pajuçara, TNT Sports Brasil e Assessoria da Assembléia Legislativa de Alagoas (ALE).
A cerimônia
A cerimônia de posse é divida em duas partes. Uma, que é a assinatura do termo de posse, ocorre no Congresso Nacional, e a outra é realizada no Palácio do Planalto. A primeira etapa está prevista para começar às 13h45 quando os chefes de estado de governo começam a chegar no Senado Federal. Lula e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin passam primeiro na Catedral Metropolitana de Brasília antes de seguirem para o Congresso.
A sessão solene de posse presidencial tem início às 15 horas. Então é feita a leitura do termo de posse do presidente, do vice e a assinatura. Lula fará um discurso, que será seguido do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Às 16h20, Lula, então novo presidente do Brasil, segue para o Palácio do Planalto.
Programação
13h45 às 14h30 - Chegada dos chefes de estado e de governo. Anexo 1 do Senado Federal.
13h30 às 14h30 - Chegada das autoridades e convidados. Salão Branco.
14h20 às 14h30 - Chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília.
14h30 - Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional.
14h40 - Chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.
15h - Sessão Solene de Posse Presidencial: Abertura da Sessão Solene; execução do hino nacional; compromisso constitucional; leitura e assinatura do termo de posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos; pronunciamento do presidente da República; pronunciamento do presidente do Congresso Nacional; encerramento da Sessão Solene.
15h50 - Deslocamento do presidente e do vice-presidente da república para a Sala de Audiências da Presidência do Senado.16h - Saída do presidente e do vice-presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do Senado em direção à área externa do Palácio.
16h05 - Início da cerimônia externa de honras militares.
16h20 - Saída do presidente e do vice-presidente da República para o Palácio do Planalto.
Onde assistir online à posse de LulaA posse irá ser transmitida pelas redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube), conteúdos multimídia complementam a cobertura.