JOGO DO PODER

Desafio de Paulo Dantas é bater marca do antecessor

Governador tem maioria na Assembleia, mas sua lua de mel com servidores será curta
Por Odilon Rios - Especial para o EXTRA 07/01/2023 - 06:02
A- A+
Thiago Sampaio - Agência Alagoas
O governador Paulo Dantas em cerimônia de posse na ALE
O governador Paulo Dantas em cerimônia de posse na ALE

Reeleito, o governador Paulo Dantas (MDB) terá lua de mel curta. Os profissionais da educação não terão direito ao rateio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e isso gera críticas entre os funcionários públicos. Também 2022 terminou com aumento de impostos e a venda de prédios escolares para a Alagoas Previdência. 

O milagre econômico assistido na era Renan Filho perdeu força. Fiador da eleição de Dantas, o presidente da Assembleia, Marcelo Victor (MDB), mandou um recado aos Calheiros: Renata, esposa de Renan Filho, virou conselheira do Tribunal de Contas. Ou seja: Victor cumpriu o acordo político, não há mais saldos a pagar e os Calheiros devem ficar longe do comando da máquina pública, agora atribuição dele e do atual governador.

Dantas busca imprimir uma marca própria na administração local, descolado de Renan Filho. Promessas anunciadas por ele durante a campanha são praticamente a continuidade da gestão anterior, como o Escola 10, Cria, construção de creches e pagamento de bolsas a estudantes e professores. 

O secretariado é formado por nomes de pouca ou nenhuma expressão, salvo raras exceções: além de Santoro, Marco Fireman (ex-secretário no governo Teotonio Vilela Filho) hoje Detran e Joaldo Cavalcante, na Comunicação. Expectativa maior para atuação da secretária extraordinária da Primeira Infância, Paula Cintra Dantas, filha do governador, e Carla Dantas, prima e no comando da Agricultura.

Leia na íntegra no EXTRA nas bancas!

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato