ELEIÇÕES 2024
Prazo para candidatos se filiarem a um partido político termina sábado
No pleito deste ano, não será possível votar em trânsito
Candidatos que desejam participar das eleições municipais de 2024 têm até este sábado (6) para se filiarem a um partido político e estarem com o domicílio eleitoral estabelecido. A data foi estabelecida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no começo do ano, e acontece seis meses antes do dia da votação em primeiro turno, marcada para 6 de outubro. Um eventual segundo turno acontecerá no último domingo do mês, dia 27.
Já a janela partidária, período em que vereadoras e vereadores podem trocar de legenda sem perderem o mandato, termina nesta sexta-feira (5).
Neste ano, a população vai às urnas escolher prefeitos e vereadores dos municípios. Para poder ser eleito, o candidato deve ter nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, a idade mínima de 21 anos para se candidatar a prefeito ou a vice-prefeito, e a idade mínima de 18 anos para vereador. No Distrito Federal e em Fernando de Noronha, não haverá eleição.
No pleito deste ano, não será possível votar em trânsito, ou seja, o procedimento que permite que eleitores votem em uma cidade diferente daquela em que está o seu domicílio eleitoral. Caso o cidadão não possa comparecer, ele deverá justificar o voto.
Publicidade