LUTO NA POLÍTICA
Morre deputada Amália Barros, vice-presidente do PL Mulher
Apadrinhada por Michelle Bolsonaro, congressista tinha 39 anos e estava em seu primeiro mandatoMorreu na madrugada deste domingo, 12, a deputada federal Amália Scudeler de Barros Santos (foto), vice-presidente do PL Mulher, aos 39 anos. Ela estava internada desde 1º de maio, quando foi hospitalizada para a retirada de nódulo no pâncreas. Nesse período ela passou por quatro procedimentos médicos, o primeiro deles para retirada do tumor.
Amália Barros estava em seu primeiro mandato como deputada e foi apadrinhada por Michelle Bolsonaro, uma de suas principais aliadas. Nascida em Mogi Mirim, no interior de São Paulo, Amália iniciou sua carreira política em 2022 e se elegeu deputada federal com cerca de 70 mil votos.
Amália Barros perdeu a visão do olho esquerdo aos 20 anos por conta de uma toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular em 2016. Desde então, a congressista adotou o gesto da mão cobrindo seu olho esquerdo como sua marca registrada e passou a lutar por pautas relativas à toxoplasmose e à visibilidade de pessoas monoculares.
Amália inspirou a Lei 14.126/2021, apelidada com o nome, que classifica a visão com apenas um olho como uma deficiência sensorial.
Publicidade