XADREZ POLÍTICO

Tereza Nelma deve assumir secretaria estadual na próxima semana; veja qual

Pasta integra o primeiro escalão do governo Paulo Dantas e foi idealizada por ela própria
Por Redação 10/04/2025 - 09:27
A- A+
Assessoria
A ex-deputada federal Tereza Nelma
A ex-deputada federal Tereza Nelma

A ex-deputada federal Tereza Nelma deve tomar posse como secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência na segunda-feira, 15. A nomeação depende da resolução de pendências com a Secretaria de Aquicultura do governo federal, onde ainda mantém vínculo.

A secretaria que Nelma assumirá foi idealizada por ela própria. A pasta integra o primeiro escalão do governo Paulo Dantas e tem como foco políticas públicas para pessoas com deficiência e grupos vulneráveis.

Tereza Nelma é mãe da vereadora Teca Nelma e deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026. Atualmente filiada ao PSD, ela avalia a possibilidade de migração partidária antes das eleições.

O PSD em Alagoas passou a ser comandado pelo deputado federal Luciano Amaral. A mudança foi anunciada por Gilberto Kassab, presidente nacional da sigla, na quarta-feira (9). Amaral deixou o PV para assumir o comando da legenda no estado.

Com dois objetivos — a conclusão da nova sede da Pestalozzi e o retorno à Câmara —, Nelma busca espaço na estrutura estadual para reforçar sua atuação política.

Ela tem dialogado com o governador Paulo Dantas, o senador Renan Calheiros e o ministro Renan Filho na tentativa de construir uma aliança para as eleições de 2026.

Nelma avalia a filiação ao MDB, embora também considere o PT como alternativa. A ex-deputada já havia iniciado diálogos com o partido em 2022, mas optou por permanecer no PSD. Agora, pondera a viabilidade de competir dentro do MDB, onde teria como concorrentes nomes expressivos como o próprio Isnaldo Bulhões, Rafael Brito e Olavo Neto

Caso opte pelo PT, Nelma enfrentaria uma disputa menos acirrada, tendo como principal adversário o deputado federal Paulão. Se este decidir concorrer ao Senado, o caminho da ex-deputada para a Câmara dos Deputados poderia se tornar mais fácil.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato