xadrez político

Luciano Amaral deixa PV e enfraquece federação com o PT em Alagoas

Saída do deputado para o PSD pode reduzir votos da aliança PT-PV-PCdoB
Por Redação 17/04/2025 - 10:27
A- A+
Reprodução
Paulão, deputado federal pelo PT
Paulão, deputado federal pelo PT

A migração do deputado federal Luciano Amaral do Partido Verde (PV) para o PSD deve provocar impactos na correlação de forças políticas em Alagoas, especialmente na disputa por vagas na Câmara dos Deputados. A mudança enfraquece diretamente a federação PT-PV-PCdoB no estado, da qual o parlamentar fazia parte.

Ligado ao presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor, Luciano era considerado peça estratégica dentro da aliança que reunia os três partidos. Com sua ida para o PSD, a expectativa é de que os votos do grupo político liderado por Marcelo acompanhem o parlamentar, diminuindo o potencial eleitoral da federação nas eleições proporcionais.

O principal prejudicado pode ser o deputado federal Paulão (PT), que já enfrenta dificuldades para garantir a reeleição apenas com a votação do partido. A saída de Luciano, nesse contexto, representa mais um obstáculo para o petista, que contava com a estrutura e os votos do grupo de Marcelo Victor para se manter no Congresso.

Paulão, que já anunciou pretensões de disputar o Senado em 2026, deve abrir espaço na chapa federal, mas sua possível saída da disputa pela reeleição impõe ao PT o desafio de encontrar um nome competitivo. Em meio a um cenário de reorganização das forças locais, a legenda terá que repensar sua estratégia para manter representatividade na Câmara dos Deputados.


Encontrou algum erro? Entre em contato