agreste
Deputados cobram apuração sobre impactos da Vale Verde em Craíbas
Ronaldo Medeiros propõe comissão parlamentar para investigar denúncias de danos ambientais
Durante sessão realizada nesta quarta-feira, 23, na Assembleia Legislativa de Alagoas, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) propôs a criação de uma comissão parlamentar para visitar a cidade de Craíbas e apurar denúncias de impactos ambientais provocados pela atuação da Mineradora Vale Verde. Segundo relatos de moradores, explosões recorrentes têm causado rachaduras em residências, poluição sonora e atmosférica, além da perda de produtividade das terras agrícolas.
“O que a gente escuta sobre o que pode ocorrer e já está ocorrendo com quem reside próximo à mineradora é assustador. São casas rachando, barulho ensurdecedor, poeira, poluição que está afetando até o plantio. Ninguém dorme, devido às explosões”, declarou Medeiros, citando ainda uma reportagem do Jornal Nacional que abordou a situação no município.
O parlamentar também fez um alerta comparando o caso ao desastre provocado pela Braskem em Maceió: “Não podemos esperar que o pior aconteça para só depois agir. Precisamos evitar que Craíbas sofra uma tragédia ambiental semelhante”, reforçou.
Em aparte, o deputado Antonio Albuquerque (Republicanos) afirmou que os efeitos das explosões da mineradora estão sendo sentidos também em cidades vizinhas, como Arapiraca, Igaci e Limoeiro de Anadia. Já o deputado Cabo Bebeto (PL) lembrou que, em 2019, durante uma audiência pública sobre a Braskem, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) admitiu não ter estrutura para fiscalizar atividades de alto impacto ambiental. “É essencial monitorar a situação. Não podemos permitir uma nova Braskem em Alagoas”, alertou.
Os deputados Cabo Bebeto e Delegado Leonam (União Brasil), que presidem as comissões de Direitos Humanos e Meio Ambiente da Casa, respectivamente, colocaram os colegiados à disposição para aprofundar as investigações e dar suporte à população afetada.