VEJA
Preso por corrupção e lavagem de dinheiro: a fortuna milionária de Collor
Ex-presidente cumpre pena de mais de oito anos de prisão no Baldomero Cavalcanti
O ex-presidente Fernando Collor foi condenado a oito anos e dez meses de prisão por corrupção, após sua participação em um esquema de desvio de recursos na BR Distribuidora, revelado pela Operação Lava Jato. Segundo as investigações, Collor recebeu R$ 20 milhões em propina para facilitar a assinatura de contratos entre a BR Distribuidora e a UTC Engenharia, que, em troca, recebeu apoio político para a indicação de diretores na empresa estatal.
O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a última apelação de sua defesa e, na sexta-feira, 25, o ex-presidente foi transferido para o presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió, onde cumprirá sua pena em regime fechado.
Apesar da condenação e dos processos judiciais que marcam sua trajetória política, Collor ainda mantém um patrimônio considerável. Em sua declaração de bens apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022, quando tentou, sem sucesso, a eleição para governador de Alagoas, o ex-presidente listou 25 bens avaliados em R$ 6,2 milhões.
Entre os itens estão propriedades de luxo, como uma lancha e um jet ski, além de uma residência em Campos do Jordão, em São Paulo, destino tradicional da elite durante o inverno. Confira: