Situação crítica

Brasil registra 4 mortes e 50 mil casos prováveis de dengue em 2025

Em Alagoas, 12 casos da doença foram confirmados na primeira semana do ano
Por Agência Brasil 15/01/2025 - 13:07
A- A+
Assessoria
Equipe a procura de larvas do mosquito da dengue
Equipe a procura de larvas do mosquito da dengue

O Brasil registra quatro mortes e quase 50 mil casos prováveis de dengue nos primeiros 15 dias deste ano. Duas pessoas morreram em Minas Gerais, uma no Amapá e outra em São Paulo. Quarenta e sete óbitos estão em investigação. Em Alagoas, a doença foi diagnosticada em 12 pessoas na primeira semana epidemiológica de 2025. No mesmo período de 2024, foram registrados 65 casos.

No país, em comparação 2024, houve redução de casos e óbitos. No mesmo período do ano passado foram quase 113 mil casos prováveis e 102 mortes. O Ministério da Saúde reforçou o controle da dengue e outras arboviroses.  Ainda lançou um plano de contingência e instalou o Centro de Operações de Emergência. 

Nesta semana, técnicos do Ministério da Saúde visitaram São Paulo, Paraná, Acre e Espírito Santo. O estado paulista já lidera o número de ocorrências no país. São quase 26 mil casos prováveis e 133 situações graves. 

Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é de aumento da incidência de dengue em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná.  Em 2024, o Brasil registrou cerca de 6,6 milhões casos de dengue com mais de 6 mil mortes.

A aquisição de 9,5 milhões de doses da vacina contra a dengue para 2025 também foi firmada como estratégia complementar. Ainda não há doses disponíveis em larga escala, pela limitação de produção do laboratório fabricante, sendo a eliminação dos focos do mosquito a estratégia principal. Até o momento, 5,5 milhões de doses já foram enviadas aos estados e ao Distrito Federal.

O Ministério da Saúde reforça que a principal medida é a eliminação dos criadouros do mosquito. Daí a importância de receber os Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que vão ajudar a encontrar e eliminar possíveis criadouros.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato