Escolas da Ilha de Marajó recebem 260 cisternas

Por Agência Brasil 06/05/2025 - 12:52
A- A+
Escolas da Ilha de Marajó recebem 260 cisternas

Baixar

260 cisternas foram entregues nessa segunda-feira (5) para abastecer as escolas do Arquipélago do Marajó, no Pará.

Cada cisterna tem capacidade para armazenar até 10 mil litros e foram distribuídas em 17 municípios. Ao todo, foram investidos R$ 7,3 milhões.

O sistema de captação de água da chuva, entregue em uma parceria do Governo do Pará e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, deve ajudar no abastecimento contínuo para alunos, funcionários e comunidades vizinhas.

Durante o inverno amazônico, ou seja, nos seis meses de chuvas mais intensas, as cisternas armazenam água para suprir as necessidades no período de estiagem, conforme explica a diretora de uma das escolas, Lizia Raquel Gomes.

Siane Lopes é merendeira em uma das escolas de Salvaterra, cidade com 25 mil habitantes. Ela também foi orientada sobre a limpeza e o uso dos equipamentos, incluindo bombas e tratamento de água, que serve para consumo, higiene, alimentação e irrigação das hortas.

O Programa Cisternas promove o acesso à água por meio de tecnologias de baixo custo. Ele é regulamentado por lei desde 2013.

Geral Entrega é fruto de parceira entre governo do Pará e o governo federal São Luís 06/05/2025 - 12:53 Sâmia Mendes/ Sumaia Villela Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional Cisternas Ilha de Marajó Pará terça-feira, 6 Maio, 2025 - 12:53 1:28

Encontrou algum erro? Entre em contato