educação

Reprovação e abandono no ensino médio caem mais de 60% na rede pública

Censo Escolar 2025 mostra avanço nos indicadores de permanência e aprovação
Agência Brasil
Ministério Da Educação
Ministério Da Educação

Os indicadores de desempenho dos estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública brasileira apresentaram melhora significativa entre 2022 e 2025, segundo dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira, 26, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No período, a taxa de reprovação caiu 62%, enquanto o abandono escolar foi reduzido em 61%. O atraso escolar também apresentou queda de 28%, e a taxa de aprovação cresceu 11%, refletindo maior permanência e progressão dos estudantes ao longo da educação básica.

De acordo com o MEC, os resultados são consequência da implementação de políticas públicas voltadas à permanência dos alunos na escola, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o programa Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e o programa Pé-de-Meia, criado em 2024 para incentivar financeiramente estudantes do ensino médio.

Outro dado destacado pelo levantamento é a redução de 28% na taxa de não retorno ao ensino médio entre 2022 e 2025. Segundo o presidente do Inep, Manuel Palacios, caso esse indicador tivesse permanecido no mesmo nível de 2022, o país teria cerca de 250 mil estudantes a menos matriculados no ensino médio neste ano.

O programa Pé-de-Meia já beneficiou 7,2 milhões de estudantes desde sua criação. A iniciativa oferece incentivos financeiros para alunos que frequentam regularmente as aulas, concluem o ensino médio, são aprovados de ano e participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Censo também aponta avanços em outras etapas da educação básica. O índice de alfabetização das crianças passou de 36%, em 2021, para 66% em 2025. Já o percentual de matrículas em escolas de tempo integral subiu de 15,1% para 25,8% no mesmo período, alcançando 8,8 milhões de estudantes da rede pública e atingindo, pela primeira vez, a meta prevista no Plano Nacional de Educação.

Na área da conectividade, o número de escolas públicas com acesso à internet cresceu 43,7%, passando de 66,8 mil unidades, em 2023, para aproximadamente 100 mil em 2025. Segundo o MEC, mais de R$ 3 bilhões foram investidos na melhoria da infraestrutura tecnológica das escolas, beneficiando cerca de 24 milhões de estudantes.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também registrou crescimento de 46% nas inscrições de concluintes da rede pública entre 2022 e 2025. A partir de 2026, além de servir como porta de entrada para o ensino superior, o exame também será utilizado como instrumento de avaliação da qualidade do ensino médio brasileiro.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato