sus em pauta

CES promove debate sobre impacto da economia na saúde

Por Bruno Fernandes - Estagiário sob supervisão 30/07/2018 - 11:17
A- A+
Foto: Bruno Fernandes
Foto: Bruno Fernandes

Começou na manhã desta segunda-feira, 30, as comemorações dos 25 anos do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES-AL). A primeira edição do ‘Café com Prosa’, evento criado para celebrar a data, foi promovida na sede do Conselho Regional de Psicologia (CRP-AL), localizado no bairro do Pinheiro, em Maceió. 

Com o objetivo de discutir os diversos fatores que influenciam a saúde alagoana, o projeto irá promover debates mensais até o mês de novembro. 

"Este projeto faz parte dos 25 anos de comemoração do CES. É uma data que consideramos especial, sendo assim, não poderia passar em branco”, explicou Jesonias da Silva, presidente do conselho. 

Ainda segundo Silva, ao longo dos meses, serão discutidos temas como privatização, regulação do atendimento do serviço de saúde e a judicialização do serviço.

Impacto da economia

Embora o número de usuários de planos de saúde tenha crescido mais de 50% no Brasil, de acordo com dados do Índice de Interesse por Planos de Saúde (IPS), da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), em Alagoas, segundo o secretário estadual de Saúde, Christian Teixeira, aproximadamente 90% da população alagoana utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) que vem sendo afetado com os recentes cortes da União.

"Infelizmente, uma grande quantidade de pessoas, em sua maioria de baixa renda, depende da saúde pública, em Alagoas. E como bem sabemos, esta não oferece a melhor estrutura", afirmou o economista e convidado para debater o assunto, Cícero Péricles, em entrevista ao EXTRA.

Ainda segundo o especialista, a ineficiência da saúde pública pode ter aumentado devido à crise que o país está enfrentando nos últimos quatro anos. "Se o sistema realmente funcionasse de forma plena, talvez não observássemos este acréscimo no número de adesões aos planos de saúde, embora os índices de melhorias nos serviços prestados tenham aumentado devido ao trabalho que os conselhos estão realizando", explica. 

Além de integrantes do conselho e especialistas na área da saúde, participou também o secretário estadual de Saúde, Christian Teixeira.

Café com Prosa

O projeto criado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) irá promover mensalmente rodas de conversas com a sociedade alagoana sobre saúde pública e seus diversos âmbitos, tendo início nesta segunda-feira até o mês de novembro.


Encontrou algum erro? Entre em contato