sarampo
Secretário viaja a Brasília para pedir vacinas
O secretário estadual de Saúde, Christian Teixeira, precisou viajar até Brasília para pleitear no Ministério da Saúde vacinas contra o sarampo. Na segunda-feira, 30, Teixeira informou que o estado ainda não havia recebido quantidade suficiente de vacinas para a Campanha Nacional de Vacinação.
O anúncio foi feito durante comemorações dos 25 anos do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES-AL). “A situação está realmente crítica, terei que ir pegar um voo para Brasília e pedir que enviem vacinas para Alagoas, pois até agora não chegaram”, declarou o secretário aos presentes.
Embora esteja erradicado, o sarampo voltou a ser uma ameaça desde o final do primeiro semestre deste ano, quando foram notificados casos em venezuelanos que migraram para Roraima, no Norte do Brasil.
Em Alagoas, para evitar a reintrodução da doença, que não registra casos desde 1999, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai vacinar os trabalhadores do setor turístico, pois o vírus pode entrar no território alagoano por meio de turistas.
Segundo a Sesau, o secretário foi bem recebido e o pedido deferido. Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo será realizada no período de 6 a 31 de agosto, tendo como dia “D” em 18 de agosto.
Além de imunizar contra o sarampo, a vacina tríplice viral ainda protege contra a caxumba e rubéola.