CONFIRA OS MAPAS
CPRM divulga detalhes sobre afundamento de bairros
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) disponibilizou na terça-feira, 21, as informações dos estudos elaborados pela instituição sobre a instabilidade do terreno nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em Maceió.
Os estudos são organizados em três volumes: Relatório Síntese dos Resultados, Relatório Temático e Sistema de Informações Geográficas, além de perguntas e respostas e apresentação do relatório divulgado em 8 de maio durante audiência pública.
Durante audiência foi constatado que os trabalhos da mineradora Braskem tornaram o solo da região instável prejudicando milhares de pessoas.
Mapa de Feições de Instabilidade do Terreno
Segundo a CPRM, as possibilidades de ocorrência de colapso nas áreas são elevadas, ainda que potenciais.
"A desestruturação de alguma das minas de exploração de sal-gema permite estabelecer um cenário em que o colapso das próprias poderá produzir sério efeito danoso, com a geração de dolinas e também a reativação de estruturas geológicas que poderão acelerar os danos no bairro Pinheiro, Mutange, Bebedouro e outros bairros", destacou o estudo.
Mapa de Integração de Processos de Instabilidade do Terreno
A área vermelha, de acordo com levantamento, está classificada como de alto risco impactando a vida de 1.800 pessoas. Outro tremor de terra pode ser causado por desabamento parcial de cavidades de extração de sal-gema. Caso ocorram mais desabamentos parciais, eles poderão provocar sismos.
O Mapa de Integração de Processos de Instabilidade do Terreno foi elaborado para subsidiar as diferentes ações preventivas do Plano de Contingência para garantir a segurança da população.
A Defesa Civil de Maceió informou à imprensa "que o documento cartográfico divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) representa, como informado pelo órgão federal na audiência pública do último dia 8, a síntese das informações técnicas obtidas pelos estudos realizados na região dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. O documento é o principal subsídio para o plano estratégico de ações direcionadas à população dos bairros afetados que está sendo elaborado pela Defesa Civil Nacional e Municipal".
Os mapas completos estão disponíveis aqui.