CONFIRA OS MAPAS

CPRM divulga detalhes sobre afundamento de bairros

Por Redação 22/05/2019 - 12:53

ACESSIBILIDADE

Foto: Reprodução
Bairro do Pinheiro está "afundando"
Bairro do Pinheiro está "afundando"

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) disponibilizou na terça-feira, 21, as informações dos estudos elaborados pela instituição sobre a instabilidade do terreno nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em Maceió.

Os estudos são organizados em três volumes: Relatório Síntese dos Resultados, Relatório Temático e Sistema de Informações Geográficas, além de perguntas e respostas e apresentação do relatório divulgado em 8 de maio durante audiência pública. 

Durante audiência foi constatado que os trabalhos da mineradora Braskem tornaram o solo da região instável prejudicando milhares de pessoas. 

Mapa de Feições de Instabilidade do Terreno

Segundo a CPRM, as possibilidades de ocorrência de colapso nas áreas são elevadas, ainda que potenciais. 

"A desestruturação de alguma das minas de exploração de sal-gema permite estabelecer um cenário em que o colapso das próprias poderá produzir sério efeito danoso, com a geração de dolinas e também a reativação de estruturas geológicas que poderão acelerar os danos no bairro Pinheiro, Mutange, Bebedouro e outros bairros", destacou o estudo.

Mapa de Integração de Processos de Instabilidade do Terreno

A área vermelha, de acordo com levantamento, está classificada como de alto risco impactando a vida de 1.800 pessoas. Outro tremor de terra pode ser causado por desabamento parcial de cavidades de extração de sal-gema. Caso ocorram mais desabamentos parciais, eles poderão provocar sismos. 

O Mapa de Integração de Processos de Instabilidade do Terreno foi elaborado para subsidiar as diferentes ações preventivas do Plano de Contingência para garantir a segurança da população. 

A Defesa Civil de Maceió informou à imprensa "que o documento cartográfico divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) representa, como informado pelo órgão federal na audiência pública do último dia 8, a síntese das informações técnicas obtidas pelos estudos realizados na região dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. O documento é o principal subsídio para o plano estratégico de ações direcionadas à população dos bairros afetados que está sendo elaborado pela Defesa Civil Nacional e Municipal".

Os mapas completos estão disponíveis aqui


Encontrou algum erro? Entre em contato