TRAGÉDIA AMBIENTAL
Força-tarefa tenta evitar que manchas de óleo de Alagoas cheguem a Pernambuco
Três novos vestígios do material foram encontrados em alto marUma força-tarefa está atuando na divisa entre os estados de Pernambuco e Alagoas para evitar que as manchas de óleo avancem para as praias do Nordeste.
Um sobrevoo feito na manhã desta quinta-feira, 17, identificou três novos vestígios do material em alto mar a cerca de um quilômetro da praia de Peroba, localizada no litoral alagoano. As informações são do jornal Diário de Pernambuco.
Boias de contenção e 400 metros de mantas serão instaladas para retirar o produto da água e evitar que chegue até a costa pernambucana.
Equipes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Marinha, Defesa Civil, Capitania dos Portos e do Ibama, tanto de Alagoas quanto de Pernambuco estão monitorando a região.
"Estamos contendo o material para evitar que chegue até Pernambuco porque está muito próximo da divisa. O que fizemos foi observar o mar durante o sobrevoo, identificar as manchas e agora iremos agir na retirada", comentou o diretor de Controle de Fontes Poluidoras da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Eduardo Elvino.
De acordo com Elvino, não há vestígios de novas manchas do óleo nas praias pernambucanas e a intenção é evitar que as que chegaram em Alagoas, também entrem no mar do estado.
"Não identificamos manchas no Litoral Sul. Estamos contendo o material encontrado na divisa para que não chegue até Pernambuco. Tivemos manchas entre os dias 2 de 10 de setembro", comentou o diretor.