RANKING DE COMPETITIVIDADE
Apesar de crescimento, Alagoas continua abaixo da média nacional em áreas fundamentais
Educação, Eficiência da Máquina Pública e Potencial de Mercado deixam a desejar, segundo estudo
Divulgação
Alagoas passou a ocupar a 14º posição no Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado no dia 18 de outubro. A posição representa um crescimento, visto que no último, elaborado em 2018, o estado ocupava a 16ª colocação. O levantamento, elaborado pelo Centro Liderança Pública (CLP), também apontou as áreas em que o estado permanece abaixo da média nacional, a exemplo da Educação.
Ao todo foram selecionados 69 indicadores, distribuídos em 10 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
Com uma nota geral de 48.2, Alagoas se destacou em Inovação. Neste pilar, o estado subiu 11 posições, estabelecendo-se no 10º lugar entre todas as unidades da federação. Outros destaques foram: Capital Humano, com o avanço de sete posições e a 10ª colocação alcançada; Sustentabilidade Social, com a elevação de 6 posições e o 16º lugar atingido; e Segurança Pública, também com o avanço de seis posições e o 12º lugar conquistado.
Apesar dos bons índices nessas áreas, Alagoas deixou a desejar em outros pilares se comparado com a média nacional. Em Educação, por exemplo, o estado registrou nota de 31.1, enquanto a média nacional chegou a 46.4. Sustentabilidade social: 39.0 contra 51.5 nacional, Eficiência da Máquina Pública: 63.7 contra 63.9 da média nacional e Sustentabilidade Ambiental, em que a nota alagoana foi de 44.3, enquanto a média brasileira chegou a 52.8. Porém, o que chamou atenção nos dados divulgados foi o Potencial de Mercado. O estado registrou 0,0, enquanto a média nacional alcançou 31.7.
A Solidez Fiscal também foi menor que o esperado, tendo seu valor diminuído em um ano. Segundo os dados elaborados pelo Centro Liderança Pública, em 2018 esse número chegava a uma confiança de 100.0, já em 2019, a confiança diminuiu quase 10 pontos, registrando 91.5. A diferença é ainda maior quando comparado com o ano de 2016. Nos últimos três anos, Alagoas apresentou crescimento constante nessa área, visto que em 2016 o valor chegava a apenas 21.6.
Leia reportagem na íntegra no EXTRA ALAGOAS já nas bancas!