PROTESTO É MARCADO

Caso de transfobia no Pátio Shopping Maceió lidera trending topics no twitter

Mulher trans foi arrastada à força e expulsa do estabelecimento por seguranças
Por Bruno Fernandes 04/01/2020 - 15:44

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Youtube
Caso foi registrado no Shopping Pátio Maceió na noite de sexta-feira, 3.
Caso foi registrado no Shopping Pátio Maceió na noite de sexta-feira, 3.

A hashtag #shoppingpatiotransfobico liderou como o assunto mais comentado no twitter na tarde neste sábado, 4, após um caso de transfobia registrado na noite desta sexta, 3, no Shopping Pátio Maceió, ganhar notoriedade nacional.

Imagens gravadas por populares que estavam no estabelecimento mostram o momento em que uma transexual é expulsa do local, no bairro Cidade Universitária após protestar por não poder usar banheiro feminino.

Uma manifestação foi marcada para a tarde deste sábado, 4. Intitulado "Pelo Direito de Ir e Vir" . O protesto acontece às 16h no Shopping Pátio Maceió, onde aconteceu o caso.

Em nota o shopping Pátio informou que a equipe de segurança foi acionada para socorrer uma ex-funcionária transexual que subiu em uma mesa da praça de alimentação.

A ação foi necessária para garantir a segurança da própria pessoa e dos demais clientes. Disse que a funcionária não foi impedida de usar o banheiro feminino e que vai apurar o que aconteceu.

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos divulgou nota, na manhã deste sábado, para repudiar o que a pasta denominou de "ato de violência e transfobia" praticado pelos seguranças.

"No âmbito jurídico, os direitos da comunidade LGBT, incluindo da população transsexual e travesti são resguardados por leis e decretos, tais como: Decreto Estadual 58.187, de 21 de março de 2018, que dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais, e Lei n° 4.667/97, que pune a discriminação à livre orientação sexual", diz trecho da nota.


Encontrou algum erro? Entre em contato