BOVINOS E BUBALINOS

Alagoas precisa vacinar 450 mil animais em campanha contra a febre aftosa

Por Tâmara Albuquerque 28/10/2020 - 13:52
A- A+
Assessoria
Campanha de vacinação contra aftosa começa no dia 2 de novembro
Campanha de vacinação contra aftosa começa no dia 2 de novembro

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começa no próximo dia 2 de novembro em Alagoas e na maioria dos estados brasileiros. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação 2020 a dose é destinada a imunização de bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade. A meta da Adeal, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, é imunizar 450 mil animais contra a doença nesta fase. Na primeira etapa da campanha de vacinação, realizada em junho passado, foram vacinados 97% do rebanho bovideo (bovinos e bubalinos).

Alagoas ainda tem status de estado livre da aftosa com vacinação, mas pode avançar em 2021 para livre da doença "sem vacinação". Além de vacinar o rebanho, o produtor deve declarar no período de 1 a 15 de dezembro que cumpriu as normas sanitárias com a vacinação dos animais. A declaração deve ser feita nos escritórios e afiliadas da Adeal em todos os municípios. O produtor também pode usar o portal da Agência para declarar a vacinação de forma online. 

A expectativa do Ministério da Agricultura é de imunizar cerca de 70 milhões de animais até o final de novembro. As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas na temperatura entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização, incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, de preferência nas horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

O Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa visa manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da doença e tem como objetivo principal ampliar as zonas sem vacinação. 




Encontrou algum erro? Entre em contato