CIÊNCIA HOJE
Pesquisadora Natalia Pasternak abre 10ª edição do Cacun
Programação do maior evento científico alagoano na área da saúde segue até o dia 5 de dezembro
Com o tema Ciência Hoje, o X Congresso Acadêmico e Científico da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (X Cacun/Uncisal) teve início na noite dessa quarta-feira (2/12), com palestra de abertura proferida pela pesquisadora Natalia Pasternak. Pela primeira vez em formato totalmente digital, o evento foi aberto oficialmente pelo reitor da Uncisal, professor doutor Henrique de Oliveira Costa, que destacou a importância da participação de pesquisadores considerados referência nacional, regional e local no congresso, que segue com ampla programação até o dia 5 de dezembro.
O reitor da Uncisal comemorou as mais de mil inscrições realizadas para a participação no maior evento científico alagoano na área da saúde e ressaltou que “o desafio de realizar o Cacun diante da pandemia torna a 10ª edição do evento um marco histórico”. No ano em que a organização do congresso mobilizou todas as pró-reitorias para a realização do evento, a vice-reitora da instituição, professora doutora Ilka do Amaral Soares, destacou “o momento de aprendizado, troca, reflexão e conhecimento que a universidade respira neste período de desafios frente à Covid-19 e de conquistas com mais uma edição do Cacun”.
Para a presidente do X Cacun, a pró-reitora de Extensão da Uncisal, professora especialista Maria Margareth Ferreira Tavares, “o congresso representa uma oportunidade de promover uma interlocução entre o que tem de importante na pesquisa científica e o que vem sendo desenvolvido aqui, pela comunidade Uncisal e também pelo público externo”. Segundo Margareth, a 10ª edição do evento traz uma reflexão sobre a importância de se reinventar diante dos desafios que, com todo compromisso institucional, possibilitou a realização do congresso no formato online.
Uma das presenças mais aguardadas na abertura do X Cacun foi a de Natalia Pasternak, pesquisadora visitante do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), no Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas (LDV). Pasternak, que é diretora-presidente do Instituto Questão de Ciência, ministrou a palestra ‘Comunicando ciência hoje para garantir um desenvolvimento amanhã’ e chamou atenção sobre a 'comunicação da ciência' que se tornou um tema de extrema relevância durante a pandemia, mas que já era um assunto importante muito antes, mas ninguém tinha notado.
“Comunicar ciência com pensamento crítico científico para garantir que as políticas públicas sejam baseadas em evidências significa comunicar a ciência hoje para garantir que a gente tenha desenvolvimento de um país amanhã”, explicou Natalia Pasternak. A pesquisadora definiu ciência como “um processo de investigação empírica da realidade que pressupõe imperativo de alterar crenças diante da evidência e da crítica dos pares”, ressaltando que isso produz melhor descrição possível da realidade num dado momento histórico. Ao final da exposição, Pasternak respondeu às dúvidas do público que acompanhou a palestra de abertura pelo canal da Uncisal na plataforma Youtube.
X Cacun
Este ano, o Congresso Acadêmico e Científico da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (X Cacun/Uncisal) está acontecendo de forma online, em virtude das restrições impostas pela pandemia de covid-19. A programação está disponível por meio do endereço eletrônico cacun.uncisal.edu.br e as atividades seguem até o dia 5 de dezembro, com palestras, mesas redondas, oficinas, workshops e programações culturais. O evento congrega ações de integração entre pesquisa, ensino e extensão e abriga várias atividades científicas desenvolvidas pelos centros de ensino que compõem a Uncisal.
Publicidade