ECONOMIA
Varejo alagoano cresceu 9,7% em 2020, revela pesquisa do IBGE
Apesar do bom resultado, mês de dezembro registrou queda de 5,5%
O varejo alagoano registrou um crescimento de 9,7% no ano de 2020, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Apesar do crescimento acumulado, no mês de dezembro houve queda de 5,5% na comparação com novembro, o primeiro recuo mensal após duas altas consecutivas.
O maior tombo registrado pelo setor no ano passado foi durante o mês de abril com a queda de 18,4%, retomando em maio com o crescimento de 11,2%, vindo a cair novamente em setembro (-0,5%).
Em âmbito nacional, as vendas no varejo brasileiro terminaram 2020 com alta pelo quarto ano consecutivo, mas no ritmo mais fraco nesse período em meio às medidas de contenção ao coronavírus, depois de despencarem em dezembro.
No acumulado do ano passado as vendas tiveram aumento de 1,2%. Esse é o resultado mais fraco nos quatro anos seguidos de ganhos, e o setor iniciou 2021 com incertezas envolvendo principalmente o alto nível de desemprego e a possível renovação do pagamento do auxílio emergencial.
Em dezembro, as vendas despencaram 6,1% na comparação com novembro, contra expectativa em pesquisa da Reuters de recuo de apenas 0,5%.
Foi o resultado mais fraco para o mês na série histórica iniciada em janeiro de 2001, e no geral fica atrás apenas da queda de 17,2% vista em abril, auge da pandemia de coronavírus.
Publicidade