XADREZ POLÍTICO
Lira e JHC se abraçam em público para afastar rumores de rompimento
Suposta desavença tinha como pano de fundo a disputa de 2026 e a indicação de Marluce Caldas ao STJ
O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) afirmou, nesta quarta-feira, 8, que mantém sólida a parceria política com o prefeito de Maceió, JHC (PL), e negou rumores de rompimento. Com direito a abraço em público com o gestor municipal, ele também pediu que o Senado trate com responsabilidade a isenção do Imposto de Renda, relatada pelo senador Renan Calheiros (MDB).
Durante evento no Poço, com entrega da Praça da Maravilha e do II Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes, Lira destacou o trabalho da gestão municipal e afirmou que Maceió é hoje referência nacional em planejamento e execução de políticas públicas.
É importante ressaltar sempre o que o prefeito JHC fala — e o que ele fala é concretizado com gestos, pequenos gestos, gestos de sensibilidade, como o carinho das crianças por onde ele chega, o tratamento nas escolas, o tratamento na saúde”, disse o deputado em entrevista à imprensa.
O deputado disse ainda que o sucesso das ações da prefeitura é fruto de planejamento e requer unidade com a equipe, com a Câmara de Vereadores, com secretários capacitados e com foco na população que mais precisa.
“O planejamento requer unidade, requer parcerias — com a equipe, com a Câmara de Vereadores, com secretários capacitados e com foco na população que mais precisa. Quando se compara a Maceió de 20 anos atrás com a de hoje, se vê uma administração séria, que trata dos problemas fundamentais e entrega infraestrutura com lazer, saúde e educação funcionando juntos”, elogiou.
Ainda em maio surgiram rumores de um possível afastamento entre JHC e Lira. O suposto rompimento tinha como pano de fundo a disputa de 2026, mas a gota d’água foi o recuo sobre a indicação da procurada de Justiça, Marluce Caldas, tia de JHC, ao Superior Tribunal de Justiça, indicada posteriormente.
Nos bastidores, interlocutores de Lula admitiram que o imbróglio eleitoral em Alagoas impactou a decisão do Planalto. Integrantes do governo que aconselham o presidente na escolha de nomes a tribunais superiores afirmam que Lula espera que a articulação com JHC esteja alinhada, afinada e amarrada.
Durante a entrega das obras, JHC reforçou a parceria com Lira e apresentou a Praça da Maravilha requalificada, com paisagismo, iluminação e acessibilidade, e a reforma do II Centro de Saúde, referência em vacinação e atendimento ambulatorial.