CONSCIENTIZAÇÃO

Ações do Junho Branco sobre prevenção às drogas percorrem bairros de Maceió

Semana conta diversas ações voltadas para o público jovem em diversos pontos da capital alagoana
Por Ascom SMG 21/06/2021 - 17:57
A- A+
Max Fernandes – Ascom SMG
Diálogo de prevenção foi estendido para as ruas.
Diálogo de prevenção foi estendido para as ruas.

A Assessoria de Políticas Sociais, da Secretaria Municipal de Governo, percorreu nesta segunda-feira (21), bairros de Maceió dando início à ação educativa na Semana de Prevenção às Drogas, com a distribuição de panfletos e diálogo com a comunidade. A proposta da campanha é mostrar para população os meios assistenciais ofertados pela Prefeitura de Maceió de acolhimento ao depende químico e seus familiares.

As atividades são executadas junto às comunidades com maior vulnerabilidade social, como nos bairros do Jacintinho e Feitosa, buscando alertar aos jovens quanto à prevenção do consumo de entorpecentes e o que isso pode acarretar para suas vidas.

“Nós estamos na semana de alerta ao consumo de drogas e nossa campanha esse ano é voltada para os jovens. Queremos mostrar a eles que é possível se divertir, fazer uma interação social sem precisar experimentar nenhum tipo de substância. E, por outro lado, também estamos mostrando aqueles que fazem consumo, que o município tem uma rede de assistência e que pode ajudar”, ressalta o assessor especial de Políticas Sociais, Fábio Rogério.

Abordada pelas equipes, a administradora Raquel Santos, 31 anos, colocou que a presença da Prefeitura de Maceió nas ruas com iniciativas como essa, reforça o poder do diálogo como ferramenta para esclarecer dúvidas e conscientizar, não somente os jovens, como também alertar às famílias para os primeiros sinais da dependência química.

“Perdi um irmão há oito anos por conta do crack, convivo com outro que é dependente do álcool e são esses tipos de ações que servem para esclarecer e conscientizar a população dos riscos e consequências que o consumo de drogas pode causar. Muitas vezes esses usuários procuram apenas preencher um vazio, que nem eles mesmos sabem qual. Por isso, destaco o diálogo e o autoconhecimento como peças fundamentais no enfretamento desse problema”, disse ela.

Presidente do Projeto Resgatando Vidas para Jesus e ex-usuário de drogas, Adalberon Santos, destaca a atenção em conscientizar as famílias dos riscos e consequências sobre o uso de drogas.

“Nós estamos integrando essa campanha devido ao apoio que recebemos de toda gestão do prefeito JHC, que veio pessoalmente conhecer nosso projeto e apontar como o município iria reforçar as nossas ações. Temos um município parceiro contra as drogas, trabalhando junto aos dependentes químicos e no auxílio às famílias dos mesmos em recuperação”, acrescentou Santos.

Já o integrante do Projeto Pulsando por Vida, Deivisson Barbosa, alerta que é bastante significativo levar para população as informações preventivas esclarecendo a todos sobre os riscos e danos que as drogas causam. “Eu como dependente em recuperação quando comecei a fazer uso de drogas e só tive conhecimento das vantagens que ela iria me proporcionar. Porém, a dependência, os danos e as perdas que eu tive, só eu sei o quanto isso me causou”, relembrou ele.

A programação com ações nas comunidades segue durante toda semana em diversos pontos de Maceió. Além da ação educativa nas ruas, a Assessoria de Políticas Sociais realiza o debate virtual com a realização duas lives através do canal do Youtube da Prefeitura de Maceió e uma exposição dos serviços e comunidades acolhedoras.

Confira a programação

Segunda-feira (21)


9h – Adesivação no semáforo da Casa Vieira – Bairro do Farol.

19h – Live Tema: Desafios de prevenção às drogas em tempos de pandemia

Terça-feira (22)


9h – Adesivação no Pátio Shopping – Benedito Bentes.

19h – Live Tema: Fatores de proteção na prevenção às drogas

Quarta-feira (23)


8h às 12h – Exposição dos serviços do município e de instituições da sociedade civil sobre a dependência química. Local: Praça Deodoro

Sexta-feira (25)


Arraiá do Bem – arrecadação de alimentos para comunidades acolhedoras

 

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato