SAÚDE

Chuvas de verão: Alagoas registra aumento de casos de dengue

Por José Fernando Martins com agências 20/01/2022 - 08:07
A- A+
Paulo Whintaker / Reuters
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue

A Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) anunciou que está em alerta para o aumento do número de notificações e casos confirmados de dengue em todo o estado. De dezembro de 2020 para 2021, as ocorrências subiram de 65 para 119. E com as chuvas de verão, os mosquitos encontram mais pontos de água parada, onde se reproduzem, o que impacta na infestação desses insetos.

Conforme levantamento realizado pela equipe de Vigilância estadual, foi constatado índices preocupantes também em relação à zika e chikungunya, o que fez com que as ações de combate ao mosquito Aedes aegipty fossem intensificadas. Além de ações rotineiras de limpeza e distribuição de materiais às secretarias municipais, o estado trabalha com a conscientização de moradores para o cuidado com a limpeza de suas casas e arredores. 

A Vigilância e Controle das Arboviroses da Sesau alerta também para a necessidade de reconhecer e cuidar dos sintomas da doença. Os sintomas até podem ser confundidos com outras enfermidades: febre, dor no corpo, nos olhos, na cabeça, são os mais frequentes. 

Atitudes simples, realizadas uma vez na semana, com a observação de focos de água, limpeza de calhas e caixas d'água são instrumentos potentes para afastar o mosquito.

Publicidade

Continua após a publicidade






Encontrou algum erro? Entre em contato