SEM ACESSO À INFORMAÇÃO
Usuários da Equatorial recebem faturas ilegíveis em suas residências
Letras e números miúdos ou impressão falha da conta deixa consumidor sem acesso à informação da fatura
Pode não ser má fé, mas os usuários da Equatorial Energia, em Maceió, estão se sentindo lesados com a péssima qualidade da fatura de energia entregue pela empresa nas residências. Primeiro, o tamanho da letra impressa na fatura é um descaso para quem tem algum problema na vista, ou simplesmente tem a visão desgastada com a idade.
As letras e números minúsculas no papel impedem do consumidor saber os detalhes da fatura, inclusive, tendo dificuldade de ver o valor que deve pagar sobre o consumo e qual consumo é cobrado. Muitas vezes só é possível pagar o documento se optar por fazer pela internet, utilizando o número da conta no site da empresa.
A fatura impressa é de tão má qualidade que não é raro vir apenas com o cabeçalho impresso. A consumidora Maria Albuquerque desistiu de pegar a fatura para pagar utilizando o código de barras, que também não costuma ser aceito pelo leitor do celular.
Em julho do ano passado, a Equatorial anunciou nova "fatura" para, acredite, "dar mais clarezas às informações, trazendo detalhamentos e praticidade para seus clientes". Foi alterado o formato da conta de energia elétrica com nova padronização.
"Entre as novidades, além da alteração no tamanho do papel, que está mais longo em relação ao formato anterior, a fatura conta com mais um QR Code, na parte superior da fatura, desta vez, para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF3-e). Posicionando a câmera do telefone nele, o cliente terá acesso às informações fiscais, enviadas diretamente da base de dados do governo do estado" publicou a empresa por ocasião da mudança.
Outra mudança foi na nomenclatura do número de identificação da unidade consumidora [residência ou empresa] conhecido anteriormente como “código único” e que agora passou a se chamar “conta contrato”. Na fatura real, praticada, entregue aos usuários, essa informação é praticamente invisível.
Publicidade
Continua após a publicidade