QUATRO MESES DE SECA
Ministro confirma retorno da Operação Carro-Pipa em Alagoas
Governador Paulo Dantas decretou situação de emergência em 24 municípios alagoanos
Após quatro meses de suspensão, a Operação Carro-Pipa voltará a reforçar o abastecimento das cidades afetadas pela seca em Alagoas. A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) divulgou a notícia nesta sexta-feira (10), após o governador Paulo Dantas (MDB) decretar emergência em 24 municípios.
Publicidade
A volta da operação foi garantida pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com quem o presidente da AMA, Hugo Wanderley, se reuniu em Brasília nesta semana. "Vamos seguir lutando para tornar a operação de acesso a água potável permanente", disse Wanderley.
Ainda não há uma data definida para o retorno da Operação Carro-Pipa, mas a coordenadora técnica de Defesa Civil da AMA, Margarete Bulhões, explicou que “todos os gestores estão se movimentando e também estão com os decretos municipais atualizados”.
O retorno da operação foi possível graças ao decreto do governo estadual, que permite que os municípios recebam recursos da União e sejam incluídos no programa. Essa era uma cobrança antiga das prefeituras e já era recomendada pela Defensoria Pública da União (DPU).
O governador Paulo Dantas decretou situação de emergência em 24 municípios alagoanos devido à estiagem e redução no volume dos reservatórios no Semiárido alagoano.
O decreto é válido pelo período de seis meses (180 dias) e permite que os municípios sejam beneficiados novamente com a Operação Pipa do governo federal, que abastece com água potável comunidades carentes em 34 cidades alagoanas.
A operação foi suspensa há quatro meses pelo governo Bolsonaro, que justificou a medida pela falta de recursos e ausência dos decretos estaduais de anormalidade. Com o novo decreto, as comunidades afetadas pela seca em Alagoas terão novamente acesso à água potável, garantindo a sobrevivência e qualidade de vida da população.
Publicidade